metropoles.com

Posse de Moraes no TSE terá Lula e Bolsonaro nesta 3ª; veja convidados

O ministro assume a presidência da Corte Eleitoral ao lado de Ricardo Lewandowski. Lula, Bolsonaro, Dilma, Temer e Ciro confirmaram presença

atualizado

Compartilhar notícia

Daniel Ferreira/Metrópoles
Posse no STF do ministro Alexandre de Moraes – Brasília(DF), 22/03/2017
1 de 1 Posse no STF do ministro Alexandre de Moraes – Brasília(DF), 22/03/2017 - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

Em ano de eleições gerais e com constantes crises entre o governo federal, as Forças Armadas e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), políticos prometem estar em peso na posse de Alexandre de Moraes como presidente do tribunal, nesta terça-feira (16/8); a iniciativa constitui uma demonstração de apoio não só ao ministro, mas também ao sistema eleitoral brasileiro. O evento, porém, tem tudo para resultar em uma verdadeira torta de climão. Isso porque o plenário da Corte reunirá no mesmo ambiente os principais concorrentes ao Palácio do Planalto nas eleições que ocorrem em 2 de outubro.

A cerimônia será transmitida ao vivo pelo canal do TSE no YouTube e pela TV Justiça.

Os três candidatos mais bem colocados nas pesquisas – o atual presidente Jair Bolsonaro (PL), o petista Luiz Inácio Lula da Silva e Ciro Gomes (PDT) – comparecerão o evento, marcado para as 19h, em Brasília. Além deles, também estarão presentes mais dois rivais: os ex-presidentes Michel Temer (MDB) e Dilma Rousseff (PT), que sofreu o impeachment em 2016.

Este será o primeiro encontro de Dilma com Temer desde que ela sofreu o impeachment e ele assumiu a Presidência da República. Nos últimos seis anos, os dois nunca se falaram, a não ser em discussões públicas, por meio da imprensa, nas quais Dilma rebateu falas de Temer sobre ela, e vice-versa.

Crítico de Moraes, Bolsonaro reuniu-se na semana passada com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e recebeu dele, em mãos, o convite para a posse. O chefe do Executivo federal retribuiu o gesto com uma camisa do Corinthians e prometeu ir à posse.

Na segunda-feira (15/8), a assessoria de Lula confirmou que o candidato do PT à Presidência da República estará presente na solenidade.

Candidatos

Da mesma forma, Simone Tebet (MDB), candidata à Presidência, declarou que vai ao evento. Além dos postulantes ao cargo, todos os ex-presidentes da República foram convidados para a posse – entre eles, Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e Temer, o responsável pela indicação de Alexandre de Moraes à cadeira na Corte.

A posse ainda contará com todos os ministros do STF: o presidente da Corte, Luiz Fux; a vice-presidente, Rosa Weber; o decano Gilmar Mendes; Ricardo Lewandowski; Cármen Lúcia; Dias Toffoli; Roberto Barroso; Edson Fachin; Alexandre de Moraes; Nunes Marques; e André Mendonça.

0

Moraes e Lewandowski foram eleitos para os cargos no TSE no dia 14 de junho. Eles serão responsáveis por conduzir as Eleições Gerais de 2022. Nos últimos seis meses, o TSE foi presidido pelo ministro Edson Fachin.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações