metropoles.com

PL faz “pente-fino” contra boicote em convenção de Bolsonaro

Segundo o partido, os IPs dos que fizeram inscrições falsas estão sendo identificados e os donos poderão responder na Justiça

atualizado

Compartilhar notícia

Gustavo Moreno/Especial Metrópoles
Filiação de Bolsonaro ao PL
1 de 1 Filiação de Bolsonaro ao PL - Foto: Gustavo Moreno/Especial Metrópoles

O Partido Liberal (PL) informou, nesta quarta-feira (20/7), que as inscrições para a convenção nacional do partido foram regularizadas. Nos últimos dias, opositores do governo lançaram uma ofensiva para tentar esvaziar o evento, que vai oficializar a candidatura do presidente Jair Bolsonaro (PL), no próximo domingo (24/7), no Rio de Janeiro.

Pelas redes sociais, o link para inscrição gratuita no evento foi compartilhado ostensivamente, o que causou lentidão na página. Uma fila de espera foi criada, mas o sistema não chegou a ficar fora do ar.

De acordo com o partido, foram feitas 50 mil inscrições até agora. Segundo a sigla, descartadas as falsas, há mais de 10 mil confirmadas. A capacidade no local do evento, o ginásio Maracanãzinho, é de 13 mil pessoas.

Foi feita uma triagem das inscrições falsas e os QR Codes foram cancelados. O PL ainda informou que os IPs (código numérico que identifica dispositivos conectados à internet) dos que fizeram inscrições falsas estão sendo identificados e os donos poderão responder na Justiça se forem configurados crimes.
0

Na noite desta terça-feira (19/7), a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) apresentou representação à Polícia Federal (PF). Segundo ela, os responsáveis podem responder por crime eleitoral caso seja confirmado o uso de e-mails e números de CPF falsos para realizar inscrição.

A ação dos opositores de Bolsonaro emula uma estratégia adotada por eleitores jovens dos Estados Unidos em 2020, quando o então presidente e candidato à reeleição Donald Trump organizou sua convenção de forma aberta em um estádio. Um grupo se organizou e reservou todos os ingressos disponibilizados na plataforma reddit.com. No dia da convenção, o estádio estava vazio, o que irritou Trump.

Segurança do GSI

Como vai contar com a presença do presidente da República, a triagem e o controle da entrada no evento de domingo serão feitos pelo Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR), com a ajuda das forças policiais do Rio de Janeiro.

O presidente e a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, devem chegar às 11h. O texto do Sympla informa que o horário do evento será de 10:22 às 13:22 (22 é o número do PL nas urnas).

Compartilhar notícia