metropoles.com

Pesquisa Ideia: em MT, Mauro Mendes tem 50% e Márcia Pinheiro, 13%

O levantamento ouviu 1 mil pessoas entre 11 e 16 de setembro. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou menos

atualizado

Compartilhar notícia

Ednilson Aguiar/O Livre/Divulgação
Governador-Mauro-Mendes-13-2-mato-grosso-ednilson-aguiar
1 de 1 Governador-Mauro-Mendes-13-2-mato-grosso-ednilson-aguiar - Foto: Ednilson Aguiar/O Livre/Divulgação

Pesquisa Ideia, divulgada nesta sexta-feira (16/9), aponta o atual governador e candidato à reeleição em Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil), como líder da disputa ao governo do estado com 50% das intenções de voto. Márcia Pinheiro (PV) pontuou 13% e está em segundo lugar.

O resultado é referente ao levantamento estimulado, em que é apresentada uma lista de nomes aos entrevistados. Nesse cenário, Moisés Franz (PSol) tem 6% e Pastor Marcos Ritela (PTB) marcou 3%.

Brancos e nulos são 13% e outros 15% não sabem em quem vão votar ou não responderam.

Presidente, governador, senador e deputado: veja quem são os candidatos nas Eleições 2022

O levantamento ouviu 1 mil pessoas entre 11 e 16 de setembro. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob número MT-09474/2022.

Espontânea e segundo turno

Na pesquisa espontânea, na qual os nomes não são apresentados, 36% citaram Mauro Mendes como opção para o primeiro turno. Márcia Pinheiro foi mencionada por 6% dos entrevistados. Marcos Ritela marcou 3% e Franz, 1%. Outros candidatos pontuaram 1%.

Os indecisos ou que não responderam à questão somaram 42%, enquanto 12% afirmaram votar em branco, nulos ou em ninguém.

A sondagem também mediu as intenções de voto para o segundo turno. Segundo o levantamento, Mendes levaria a disputa com 56% contra 14% de Franz.

Senado

Na briga por uma cadeira no Senado, Wellington Fagundes (PL) é apontado como favorito, com 34%, seguido de Neri Geller (PP), que tem 13%. Em terceiro lugar, empatam Jorge Yanai (DC) e Antônio Galvan (PTB) com 7% cada.

José Roberto (PSol) e Kássio Coelho (Patriota) tiveram 2%. Feliciano Azuaga (Novo) marcou 1%. Os indecisos são 19%, enquanto 16% disseram votar em branco, nulo ou em ninguém.

Compartilhar notícia