metropoles.com

OAB do MS questiona ações do TSE no Conselho Federal da Ordem

O ofício deliberado de forma unânime pela diretoria da OAB de Mato Grosso do Sul contesta bloqueios a redes sociais

atualizado

Compartilhar notícia

HUGO BARRETO/METRÓPOLES
Fachada do prédio da Ordem dos Advogados do Brasil. Prédio espelhado cercado por árvores | Metrópoles
1 de 1 Fachada do prédio da Ordem dos Advogados do Brasil. Prédio espelhado cercado por árvores | Metrópoles - Foto: HUGO BARRETO/METRÓPOLES

A seccional de Mato Grosso do Sul da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) pediu ao Conselho Federal da Ordem que analise a legalidade das decisões do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Por meio de ofício, a OAB-MS informa estar recebendo demandas da advocacia sul-mato-grossense a respeito das decisões da Corte eleitoral que determinaram a derrubada ou retirada do ar de contas em redes sociais.

“A Constituição Federal, como todos sabem, garante a livre manifestação de pensamento, que é um dos pilares do Estado Democrático de Direito”, afirma o presidente da OAB-MS, Luís Cláudio Alves Pereira, que assina o ofício.

Uma vez que as decisões do TSE são de âmbito nacional e afetam cidadãos em diversas localidades do Brasil, a OAB-MS considerou que extrapola a competência territorial de Mato Grosso do Sul. “Se faz necessária a adoção de medidas por parte desse Conselho Federal”, aponta.

O ofício encaminhado à deliberação da instância superior contou com aprovação unânime da diretoria da OAB de Mato Grosso do Sul.

O Metrópoles entrou em contato com a OAB Nacional, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem.

Embate à desinformação

Durante as eleições de 2022, sob a Presidência do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, o TSE promoveu um embate contra a desinformação nas redes sociais.

O período foi marcado pela elaboração de acordo com plataformas de grande alcance entre os brasileiros e a suspensão e bloqueio do acesso a perfis que espalharam desinformação contra o pleito.

Nessa quarta-feira (9/11), a Comissão de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC) e a Mesa Diretora da Câmara dos Deputados concederam prêmio a Alexandre de Moraes pela atuação nas eleições, mesmo sob protestos de parlamentares bolsonaristas.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?