metropoles.com

No TikTok, militantes se descolam de campanhas e falam para milhões

Campanha espontânea na rede social que mais cresce não depende dos candidatos, mas da criatividade e engajamento de seus apoiadores

atualizado

Compartilhar notícia

Carla Sena/Arte/Metrópoles
eleição tiktok
1 de 1 eleição tiktok - Foto: Carla Sena/Arte/Metrópoles

A campanha eleitoral brasileira está pegando fogo no TikTok, a rede social que mais cresce no mundo. A plataforma conquistou os eleitores graças ao engajamento de militantes dos candidatos e de influencers que, normalmente tratam de outros assuntos, mas resolveram se engajar em política às vésperas do 2º turno.

Dinâmica, a rede chinesa tira das campanhas oficiais a primazia de pautar o debate entre os usuários e obriga os candidatos a correrem atrás de memes, dancinhas e temas levantados pelos tiktokers, como são chamados os internautas que navegam pela plataforma.

Focado em vídeos curtos, o TikTok atrai sobretudo o público jovem e, cada vez mais, pauta os assuntos mais comentados também nas redes “vizinhas”, como Instagram, Facebook e Twitter.

Com essa crescente relevância, a plataforma criada em 2019 não poderia ser ignorada pelas campanhas que disputam a presidência, afinal mais de dois milhões de jovens brasileiros de 16 a 18 anos tiraram título de eleitor este ano, um crescimento de 47,2% em a 2018, e esse público, além de votar, pode influenciar o voto de familiares com o material de campanha que circula virtualmente.

E o material de campanha que está no TikTok, justamente por não ser produzido pelas campanhas oficiais, é bem diferente de tudo aquilo que a maior parte dos eleitores vê na TV ou em outros sites. São montagens engraçadas, dublagens, dancinhas e testemunhos que podem alcançar milhões de visualizações em poucos dias (ou até poucas horas).

@maelvideoss #😂😂🤦🤦 #Bolsonaro #✌️✌️🇧🇷🇧🇷😎😎 ♬ Friendships – 舒琪淏

Exemplos de postagens feitas por tiktokers apoiadores de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) espalhados ao longo desta reportagem mostram como a mobilização de perfis que sequer são famosos fora dessa plataforma podem conseguir grande alcance, com centenas de milhares de comentários e curtidas.

No TikTok, a timeline por onde circulam os conteúdos é mais dinâmica do que em outras redes porque não depende de quem a pessoa segue, mas dos interesses dela naquele momento. Dessa forma, um usuário que assistir a um ou dois vídeos de determinado candidato começará a ser bombardeado com mais conteúdo parecido.

@papailulanotiktok Jair embora #lula #lula2022 #lulapresidente2022 #lulapresidente #lula13 #lulalivre #forabolsonaro ♬ som original – LULA MADERADA BRASIL

Nada impede, porém, que a mesma pessoa engaje com o conteúdo do candidato adversário – e então passe a receber conteúdo sobre ele também. O TikTok, dessa forma, é mais suscetível a “furar a bolha” do eleitor que navega na plataforma (na qual sequer é necessário criar um perfil).

O protagonismo que o TikTok dá a usuários “comuns” é garantido pelas ferramentas da plataforma, que permitem a qualquer dono de smartphone conseguir produzir material original.

@gabrieladile Respondendo a @w3b_b1bi_ Ainda esse ano fui cancelada nas redes sociais (aqui e ao lado), perdi muitos seguidores por expor totalmente meu posicionamento (contra o Bolsonaro) nos vídeos. Agora vamos para o 2º turno e caso não tenha ficado claro o suficiente: LULA NUUUNCA! Se for preciso até grito mito! #bolsonaro #bolsonaro2022 #MITO #bolsonaroreeleito2022 #bolsonaropresidente ♬ som original – ΛVΛПI ! 🦇

Dentro do aplicativo é possível editar vídeos com facilidade e ainda inserir trilha sonora. Com isso, músicas que depois viram hits da campanha de rua e em outras plataformas se popularizam primeiro no aplicativa da empresa chinesa ByteDance.

@biancagarciah Só elite ❤️ #lula #lula2022 #lulapresidente #esquerda #parana #fyy ♬ Berimbal Instigante (feat. MC India) – DJ Guilherme & MC GW & DJ GUILHERME 034

Apesar desse protagonismo de militantes espontâneos, as campanhas oficiais de Bolsonaro e Lula estão presentes e atuantes no TikTok, produzindo inclusive material exclusivo para a plataforma (apesar de ambas repostarem muito do que também é usado em concorrentes, como Instagram).

Como em outras plataformas, Bolsonaro largou na frente e tem vantagem numérica sobre o adversário, apesar de seus aliados próximos terem tido uma resistência inicial.

@kdenila Mitoo#bolsonaro #bolsonaro2022 #eleicoes2022 #edit #fyp #trending #bolsonaroedit @bolsonaromessiasjair ♬ som original – Aline

Em agosto de 2020, quando o então presidente norte-americano Donald Trump tentou bloquear o aplicativo chinês nos EUA, o deputado federal Eduardo Bolsonaro, filho do presidente, defendeu que o Brasil fizesse o mesmo por “questão de segurança nacional”.

Com a plataforma cada vez mais presente no país, porém, a vontade de engajar venceu o medo e o próprio presidente da República abriu seu perfil oficial no TikTok em junho de 2021. Hoje, Bolsonaro conta com 3,6 milhões de seguidores e já ganhou quase 50 milhões de curtidas no material que postou.

@filha_.do_lula Ainda tem mais só não coube se não ia dar 10 minutos de vídeo#EndlessJourney #viral #vaiprofycaramba #forabolsonaro #lula2023 #lula #passeata #fyp #eleicoes #lulaganha #hashtags #viralizam ♬ som original – Yaya🦋


Já Lula só teve o perfil criado na plataforma em agosto deste ano, faltando três meses para o 1º turno. Ele atualmente é seguido por 2,8 milhões de tiktokers e já ganhou 28 milhões de curtidas no conteúdo que postou.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?