Modalmais/Futura: no Rio, Castro tem 28,3% contra 17,1% de Freixo
Pesquisa também aponta que 20,3% dos eleitores votariam branco, nulo ou em nenhum dos candidatos apresentados
atualizado
Compartilhar notícia

Dados da pesquisa Modalmais/Futura, divulgados nesta quarta-feira (17/8), apontam que Cláudio Castro (PSC) lidera as intenções de voto para reeleição ao governo do Rio de Janeiro, com 28,3%.
O deputado federal Marcelo Freixo (PSB-RJ) aparece em segundo lugar na disputa, com 17,1% das intenções de voto. Os resultados correspondem ao cenário estimulado, quando é apresentada uma lista de candidatos ao eleitor.
Outros nomes da corrida eleitoral também foram citados pelos eleitores. O ex-prefeito de Niterói Rodrigo Neves (PDT) ficou com 5,4% das intenções de voto. Wilson Witzel (PMB), ex-governador do estado, foi a escolha de 5% dos entrevistados.
Presidente, governador, senador e deputado: veja quem são os candidatos nas Eleições 2022
Ainda no cenário estimulado, Eduardo Serra (PCB) ficou com 2,9%; Cyro Garcia (PSTU), com 2,8%; Juliete Pantona (UP), com 1,5%; Paulo Ganime (Novo), com 1,3%; e Luiz Eugênio Honorato (PCO), com 0,3%.
A pesquisa também aponta que 20,3% dos eleitores votariam branco, nulo ou em nenhum dos candidatos apresentados. Outros 15,1% não sabem, não responderam ou estão indecisos.
Cenário espontâneo
No cenário espontâneo, quando não são apresentadas opções de candidatos aos eleitores, a maior parte dos entrevistados admitiu estar indecisa ou não saber em quem vai votar. O índice foi de 59,6%.
Cláudio Castro lidera os resultados entre os nomes citados pelo público, com 17,3% das intenções de voto. Freixo aparece em seguida, com 8,3%. Rodrigo Neves ficou com 2,5%.

Enquanto partidos se organizam em busca de aliança e de federações partidárias, nomes da política brasileira já são dados como certos nas eleições de 2022 TSE/ Divulgação

No Rio de Janeiro já se fala em ao menos seis pré-candidatos. Alguns já estão oficializados pelos partidos; outros, ainda não Reprodução

Paulo Ganime (Novo-RJ) - O partido Novo lançou o deputado federal como pré-candidato ao governo do Rio de Janeiro nas eleições de 2022 Cleia Viana/Câmara dos Deputados

Rodrigo Neves (PDT) - O ex-prefeito de Niterói reafirmou, no fim de 2021, sua candidatura ao governo do Rio Glaucon Fernandes/Eleven/AE

Marcelo Freixo (PSB/RJ) – O Partido Socialista Brasileiro (PSB) escolheu o político para concorrer à vaga no Palácio Guanabara pela sigla Hugo Barreto/Metrópoles

Cláudio Castro (PL) – O atual governador do estado carioca tentará reeleição pelo Partido Liberal (PL) Luis Alvarenga/Divulgação

Cyro Garcia (PSTU) – O Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) anunciou o nome do professor Cyro Garcia como pré-candidato ao governo do Rio de Janeiro Divulgação

Eduardo Serra (PCB) – O Partido Comunista Brasileiro (PCB) oficializou o nome do professor Eduardo Serra como pré-candidato ao governo do Rio de Janeiro Divulgação/ PCB

Emir Larangeira, coronel reformado da Polícia Militar, é pré-candidato ao governo do Rio de Janeiro pelo Partido da Mulher Brasileira (PMB) Reprodução/ Instagram
A pesquisa foi realizada entre os dias 11 e 15 de agosto, com 800 entrevistados de 67 municípios do Rio de Janeiro, por meio de entrevista telefônica.
A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais para mais ou menos, com confiabilidade de 95%.O estudo está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo RJ – 09186/2022.