Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Eleições 2022

"Lula irá à Argentina antes da posse", revela Alberto Fernández

Presidente da Argentina, Alberto Fernández, se reuniu com o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, nesta segunda-feira (31/10), em SP

31/10/2022 19:19, atualizado 31/10/2022 20:20
Compartilhar notícia
Fábio Vieira/Metrópoles
O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), durante encontro com o presidente da Argentina, Alberto Fernández, no Hotel InterContinental, região central de São Paulo. Na foto os dois sorriem para a imprensa na frente de suas cadeiras - Metrópoles

São Paulo – Após almoçar e ter uma reunião privada com o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o presidente da Argentina, Alberto Fernández, comentou sobre o encontro, nesta segunda-feira (31/10), em São Paulo.

“Ele me deu a grande alegria de contar que a primeira visita que fará será para a Argentina e me contou também que será antes de tomar posse. Ele sabe que a Argentina é casa dele”, afirmou Fernández sobre a conversa com o “amigo e presidente eleito”.

Ainda sobre o que a reunião fechada, o presidente argentino afirmou que foi um “reencontro”, no qual conversaram mais “sobre o futuro do que sobre o passado”.

“Lula irá à Argentina antes da posse”, revela Alberto Fernández - destaque galeria
8 imagens
“Lula irá à Argentina antes da posse”, revela Alberto Fernández - imagem 2
Alberto Fernández assumiu a presidencia da Argentina em 10 de dezembro de 2019
Ex-presidente da Argentina, Alberto Fernández
Lula e Alberto Fernández
O presidente da Argentina, Alberto Fernández, ao lado do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva
Presidente da Argentina, Alberto Fernández
1 de 8

Presidente da Argentina, Alberto Fernández

Fábio Vieira/Metrópoles
“Lula irá à Argentina antes da posse”, revela Alberto Fernández - imagem 2
2 de 8

Fábio Vieira/Metrópoles
Alberto Fernández assumiu a presidencia da Argentina em 10 de dezembro de 2019
3 de 8

Alberto Fernández assumiu a presidencia da Argentina em 10 de dezembro de 2019

Fábio Vieira/Metrópoles
Ex-presidente da Argentina, Alberto Fernández
4 de 8

Ex-presidente da Argentina, Alberto Fernández

Fábio Vieira/Metrópoles
Lula e Alberto Fernández
5 de 8

Lula e Alberto Fernández

Fábio Vieira/Metrópoles
O presidente da Argentina, Alberto Fernández, ao lado do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva
6 de 8

O presidente da Argentina, Alberto Fernández, ao lado do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva

Fábio Vieira/Metrópoles
Lula em almoço com o presidente da Argentina
7 de 8

Lula em almoço com o presidente da Argentina

Fábio Vieira/Metrópoles
Alberto Fernández, presidente da Argentina
8 de 8

Alberto Fernández, presidente da Argentina

Fábio Vieira/Metrópoles

“Com Lula compartilhamos a nossa visão sobre a necessidade de integração, de consolidação da democracia, de respeito pelos processos eleitorais”, disse Fernández, que chegou a visitar Lula na cadeia, em Curitiba (PR).

“Nação irmã”

O argentino fez diversos elogios para Lula e expressou que torce pelo Brasil: “O povo brasileiro deve ser parabenizado. Desejo o melhor para uma nação irmã, desejo que cresça e fique bem”. O mandatário ainda complementou: “Quando o Brasil está bem, a Argentina está bem”.

O almoço ocorreu no mesmo hotel, localizado na capital paulista, onde Lula fez seu primeiro pronunciamento para imprensa após ser anunciado vitorioso na disputa contra o presidente Jair Bolsonaro (PL).

“Não queria estar ausente hoje, sabendo dos momentos difíceis que ele teve que passar. É um dia de redenção de Lula e do povo brasileiro”, comentou Alberto Fernández.

Cumprimentos internacionais

O ex-presidente já recebeu os cumprimentos, por telefone, dos seguintes líderes internacionais: Joe Biden (presidente dos EUA), Marcelo Rebelo de Sousa (presidente de Portugal), António Costa (primeiro ministro de Portugal), Miguel Díaz-Canel (presidente de Cuba), Olaf Scholz (chanceler alemão), Emmanuel Macron (presidente da França), António Guterres (secretário-geral da ONU), Gabriel Boric (presidente do Chile), Erdogan (presidente da Turquia) e Pedro Sánchez (presidente da Espanha). Outros se manifestaram por meio das redes sociais.