metropoles.com

Lula x Bolsonaro: Petrolão, pedofilia e STF são os temas do 2º bloco

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) aproveitaram perguntas feitas por jornalistas para trocar acusações

atualizado

Compartilhar notícia

Fábio Vieira/ Metrópoles
debateBandLulaeBolsonaro1
1 de 1 debateBandLulaeBolsonaro1 - Foto: Fábio Vieira/ Metrópoles

O segundo bloco do debate entre os candidatos à presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL), transmitido pela TV Bandeirantes neste domingo (16/10), teve como temas principais a composição do Supremo Tribunal Federal (STF), o orçamento secreto, o Petrolão e a propagação de fake news. Nesta etapa, os concorrentes responderam a perguntas formuladas pelos jornalistas.

A primeira pergunta foi feita pela jornalista Vera Magalhães e versou sobre propostas de mudanças para o Supremo Tribunal Federal (STF), como a ampliação de vagas no órgão do Judiciária ou a criação de mandatos temporários para os ministro da Corte.

Enquanto Lula defendeu que os ministros da Suprema Corte sejam escolhidos por competência e não tenham vinculação política, Bolsonaro se comprometeu a não dar andamento as alterações, assumindo que, caso seja eleito, sua expectativa é indicar mais dois ministros e “equilibrar” a composição do tribunal.

A segunda pergunta foi feita pelo jornalista Rodolfo Schneider, da TV Bandeirantes, e tratou da relação entre a Petrobras e a política. Bolsonaro disse que o valor dos combustíveis explodiu com pandemia da Covid-19 e a guerra na Ucrânia, mas que ele conseguiu abaixar os preços para a população abrindo mão de todos os impostos federais. Já o candidato do PT  defendeu que o preço dos combustíveis não seja fixado com base no dólar e se disse contra a privatização.

0

Patrícia Campos Melo, da Folha de S. Paulo, lembrou que ambas as campanhas já propagaram informações falsas e perguntou se os candidatos se comprometeriam a penalizar quem espalha mentiras. Lula disse que o adversário conta mentira o tempo todo e lembrou que em outras campanhas que participou o “nível era outro”. Já Bolsonaro lamentou ter sido acusado de pedofilia e citou decisão de Alexandre de Moraes que mandou retirar o vídeo das redes sociais do PT.

Por fim, Josias de Souza, do gupo UOL, perguntou sobre a relação com o Poder Legislativo afirmando que cada um dos dois candidatos compraram apoio enquanto ocupavam a presidência. Bolsonaro disse que o orçamento secreto não tem nada a ver com ele. Já o ex-presidente disse que pretende criar o orçamento participativo.

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) se enfrentam no primeiro debate do 2° turno das eleições presidenciais. O embate acontece em São Paulo e é promovido por uma parceria formada entre Band, Folha, UOL, e TV Cultura.

O debate está dividido em três blocos e tem cobertura em tempo real realizada pelo Metrópoles.

Para acompanhar, basta clicar neste link.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?