metropoles.com

Ipec: Lula mantém 44% e Bolsonaro oscila de 32% para 31%

Esta é a terceira rodada da pesquisa desde que as candidaturas à Presidência foram oficializadas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

atualizado

Compartilhar notícia

Yanka Romão/Metrópoles
Lula e Bolsonaro em arte com fundo vermelho e azul
1 de 1 Lula e Bolsonaro em arte com fundo vermelho e azul - Foto: Yanka Romão/Metrópoles

Pesquisa Ipec divulgada nesta segunda-feira (5/9) mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na liderança da disputa ao Palácio do Planalto, com 44% das intenções de voto. Em segundo lugar, está o presidente Jair Bolsonaro (PL), com 31%.

No levantamento anterior, Lula tinha 44%, contra 32% de Bolsonaro. Dessa forma, a distância entre os candidatos líderes das pesquisas oscilou para baixo, em 1 ponto dentro da margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Esta é a terceira rodada da pesquisa desde que as candidaturas à Presidência foram oficializadas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Os dados são da pesquisa estimulada, na qual os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados. O levantamento ouviu 2.512 pessoas entre os dias 2 e 4 de setembro em 158 municípios de todo o país.

Veja o resultado completo:

Constituinte Eymael (DC), Léo Péricles (UP), Pablo Marçal (Pros), Sofia Manzano (PCB) e Roberto Jefferson (PTB) foram citados, mas não somaram pontos.

Brancos e nulos são 6% (eram 7% na pesquisa anterior). Não sabem ou não responderam são 5% (antes, eram 6%).

Desde o último levantamento, Jair Bolsonaro participou de sabatina na RedeTV, enquanto Felipe D’Avila, Ciro Gomes, Simone Tebet e Soraya Thronicke foram sabatinados na CNN.

Presidente, governador e senador: veja quem são os candidatos nas Eleições 2022

0

Segundo turno

O instituto também questionou as intenções de voto em um eventual segundo turno entre os dois candidatos que mais pontuaram na pesquisa. Nesse cenário, Lula também aparece na dianteira, com 52% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro tem 36%.

Na pesquisa anterior, Lula tinha 50% contra 37% de Bolsonaro. Brancos e nulos eram 9%, enquanto quem não sabia ou não respondeu somava 4%.

Pesquisa espontânea

Na pesquisa espontânea, quando os nomes dos candidatos não são apresentados aos entrevistados, Lula tem 42%, contra 30% de Bolsonaro. Na sondagem anterior, o petista pontuou 40%, e Bolsonaro, 31%.

Também pontuaram Ciro Gomes (com 5% na atual pesquisa e 4% na pesquisa anterior) e Simone Tebet (2% na pesquisa atual, 2% na pesquisa anterior).

Brancos ou nulos são 13%, contra 9% no último levantamento. Não sabem ou não responderam são 7%, contra 14% da última pesquisa.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-00922/2022.

Rejeição

O instituto também questionou eleitores sobre os níveis de rejeição a cada candidato. O presidente Bolsonaro lidera o ranking, com 49% (na pesquisa anterior, era 47%). Em segundo lugar, está Lula, com 36% (ante 36% no último levantamento).

Ciro Gomes tem 17% de rejeição (antes era 16%). Não sabem ou não responderam são 7% (na pesquisa anterior, 8%).

Avaliação do governo Bolsonaro

Sobre o atual governo, a reprovação e a aprovação seguem no mesmo percentual registrado na pesquisa anterior. São 57% que desaprovam, enquanto 38% aprovam e 5% não sabem.

Questionados sobre a atual administração, 43% julgam ser ruim ou péssima, enquanto 30% acreditam que é ótima ou boa — um ponto a menos que a última pesquisa, mas dentro da margem de erro.

A avaliação regular foi de 24% para 25%; e os que não sabem passaram de 2% para 1%.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações