metropoles.com

Ipespe: Lula sobe para 44% e Bolsonaro fica estável, com 35%

Em terceiro lugar, Ciro Gomes (PDT) aparece com 9%, mesmo número da amostra anterior. Simone Tebet (MDB) tem 5%, também estável

atualizado

Compartilhar notícia

Yanka Romão/Metrópoles
Lula e Bolsonaro em arte com fundo vermelho e azul
1 de 1 Lula e Bolsonaro em arte com fundo vermelho e azul - Foto: Yanka Romão/Metrópoles

Pesquisa Ipespe, realizada em parceria com a Associação Brasileira de Pesquisas Eleitorais (Abrapel) e divulgada neste sábado (3/9), aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se mantém na liderança da disputa à Presidência da República, com 44% das intenções de voto, o que indica que ele oscilou positivamente em um ponto percentual, na relação com o levantamento anterior. Em seguida, o atual presidente,  Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, mantém-se estável, com 35%.

Os dados fazem parte do cenário estimulado, em que é apresentada uma lista de candidatos aos entrevistados.

Em terceiro lugar, Ciro Gomes (PDT) aparece com 9%, mesmo número da pesquisa anterior. A senadora Simone Tebet (MDB) tem 5% das intenções, também estável. Segundo a margem de erro, de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, os dois estão tecnicamente empatados.

Luiz Felipe D’Avila (Novo) e Soraya Thronicke (União Brasil) aparecem com 1%; enquanto Pablo Marçal (Pros), Sofia Manzano (PCB), Roberto Jefferson (PTB), Vera Lúcia (PSTU) e Léo Péricles (UP) não atingiram 1%.

A pesquisa também registra que 3% pretendem votar branco ou nulo, e os que não sabem/não responderam representam 2% dos entrevistados.

0

Pesquisa espontânea

No cenário espontâneo, em que nenhum nome de candidato é apresentado ao eleitor, Lula fica estável. O petista manteve os 40% do levantamento anterior e Bolsonaro, com 33%, oscila para baixo. Em seguida, Ciro aparece com 5% e  Tebet, com 2%.

A pesquisa foi realizada por telefone com 1.100 pessoas dos dias 30 de agosto a 1 de setembro, a um custo de R$ 46.200,00, e possui nível de confiança de 95,45%. O registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é o BR-09344/2022.

Segundo turno

Em um eventual segundo turno, Lula venceria Bolsonaro com diferença de 15 pontos percentuais:

  • Lula (PT): 53% Jair Bolsonaro (PL): 38%;
  • Nenhum/branco/nulo: 7%;
  • Não sabe/não respondeu: 2%.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?