metropoles.com

Guerra por votos recomeça na TV com propagandas eleitorais de Bolsonaro e Lula

Os dois candidatos à Presidência veiculam suas propagandas eleitorais a partir desta sexta (7/10) no rádio e na TV

atualizado

Compartilhar notícia

Arte Metrópoles Fotos: Foto: Fábio Vieira/Metrópoles
Lula e Bolsonaro
1 de 1 Lula e Bolsonaro - Foto: <p>Arte Metrópoles<br /> Fotos: Foto: Fábio Vieira/Metrópoles</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> </p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-2"></div></div></p>

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) abrirá o dia do retorno das propagandas eleitorais gratuitas no rádio e na televisão. As inserções para o segundo turno das eleições começam a ser veiculadas nesta sexta-feira (7/10), às 7h nas rádios, e às 13h na TV. Lula e Jair Messias Bolsonaro (PL) são os dois postulantes ao Planalto nesta etapa do pleito. Lula, no entanto, será o primeiro a aparecer nesta sexta.

De acordo com a Resolução TSE nº 23.610/2019, o novo horário eleitoral terá início com o candidato que obteve maior votação no primeiro turno. A programação segue a alternância diária da ordem, a cada programa ou inserção.

Lula teve 48,43% dos votos válidos, contra 43,20% de Bolsonaro. Por isso, o petista vai inaugurar a propaganda eleitoral gratuita nesta sexta. No sábado (6/10), portanto, o programa de Bolsonaro será o responsável pela abertura do horário destinado aos políticos.

As emissoras reservarão 10 minutos diários, de segunda a sábado, para propagandas eleitorais, além de 25 minutos para cada cargo em disputa e veiculação das inserções de 30 e 60 segundos ao longo da programação.

No segundo turno, o tempo é dividido igualmente entre os candidatos. Conforme prevê a Resolução TSE nº 23.610/2019, a propaganda para presidente da República será veiculada na televisão, de segunda a sábado, das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40. No rádio, vai ao ar das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10.

Conteúdo

Até a noite desta quinta (6/10), o teor das peças era mantido em sigilo. A aposta era de que os programas explorariam as alianças feitas para a disputa em segundo turno.

No caso de Lula, fontes disseram à reportagem que haverá bastante foco nos apoios que o petista ganhou após o segundo turno, principalmente daqueles que já fizeram oposição a Lula e agora integram a sua “frente ampla”.

São os casos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), da candidata que ficou em terceiro lugar no primeiro turno na corrida ao Planalto, Simone Tebet (MDB), e dos economistas que criaram o Plano Real nos anos 1990.

Já Bolsonaro fez alianças com 11 governadores na tentativa de ser reeleito no próximo dia 30 de outubro. Os chefes dos Executivos que declararam apoio a Bolsonaro foram: Gladson Cameli (PP), do Acre; Ronaldo Caiado (União), de Goiás; Mauro Mendes (União), de Mato Grosso; Antonio Denarium (PP), de Roraima; Wilson Lima (União), do Amazonas; coronel Marcos Rocha (União), de Rondônia; Ibaneis Rocha (MDB), do Distrito Federal; Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais; Cláudio Castro (PL), do Rio de Janeiro; Ratinho Junior (PSD), do Paraná; e Rodrigo Garcia (PSDB), de São Paulo.

O atual titular do Palácio do Planalto ainda disse que pretende conversar com o ex-presidente Michel Temer (MDB) nos próximos dias, para articular o apoio do emedebista à sua candidatura.

Pelos estados

Nos 12 estados em que a disputa para governador será definida no segundo turno, os candidatos poderão veicular propaganda das 7h10 às 7h20 e das 12h10 às 12h20 no rádio. Na televisão, o horário eleitoral para governador ocorrerá das 13h10 às 13h20 e das 20h40 às 20h50.

Além disso, ao longo da programação, as emissoras devem reservar, de segunda a domingo, 25 minutos de veiculação das inserções de 30 e 60 segundos para cada cargo em disputa.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?