metropoles.com

Com 98,50% dos votos apurados, Lula tem 50,81%; Bolsonaro, 49,19%

Seções de votação foram fechadas em todo o território nacional às 17h. Estão em disputa cargos de presidente e governadores

atualizado

Compartilhar notícia

Alexandre Schneider/Getty Images e Pool/Getty Images
Lula e Bolsonaro votam no segundo turno das eleições
1 de 1 Lula e Bolsonaro votam no segundo turno das eleições - Foto: Alexandre Schneider/Getty Images e Pool/Getty Images

A votação das Eleições 2022 se encerrou em todo o território nacional às 17h deste domingo (30/10), no horário de Brasília.

Além da disputa presidencial entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL), está em jogo o comando de 12 estados.

Siga a apuração no Metrópoles. Acompanhe a cobertura ao vivo do portal:

Dia marcado por denúncias

O domingo de votação foi marcado por denúncias de eleitores, principalmente da região Nordeste, que teriam sido impedidos de se locomover para ir votar devido a operações da Polícia Rodoviária Federal (PRF) nos estados.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, declarou que as operações da PRF denunciadas neste domingo (30/10) serão apuradas. No entanto, segundo ele, as ações não impediram nenhum eleitor de votar.

“Nenhum dos ônibus interceptados retornou à origem. Todos prosseguiram até as seções eleitorais. Todos conseguiram chegar para votar”, disse o presidente do TSE.

Ao menos 560 operações de fiscalização contra veículos foram realizadas pela PRF neste domingo. Metade delas (272) foram deflagradas no Nordeste.

Após ser intimado por Moraes, o diretor-geral da PRF, Silvinei Vasques, participou de reunião, no início da tarde deste domingo (30/10), com o ministro. Na ocasião, Vasques se comprometeu a interromper qualquer operação e blitze que estejam sendo realizadas no dia do 2º turno das eleições.

Eleições pelos estados

Entre os estados, o resultado de Mato Grosso do Sul foi o primeiro a sair. Os eleitores escolheram Eduardo Riedel (PSDB) como governador. Com 98,80% dos votos apurados, ele venceu com 56,87% e o concorrente, Capitão Contar (PRTB), com 43,13%.

Em seguida, saiu o resultado do Espírito SantoRenato Casagrande (PSB) foi reeleito governador do estado. Ele venceu o rival, Carlos Manato (PL), no segundo turno.

João Azevêdo (PSB) também foi reeleito governador da Paraíba. Seu adversário na disputa durante o segundo turno era Pedro Cunha Lima (PSDB).

Os eleitores reelegeram ainda Wilson Lima (União Brasil) como governador do Amazonas (AM). Ele concorreu com Eduardo Braga (MDB).

No Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB) foi reeleito governador na disputa contra Onyx Lorenzoni (PL). Santa Catarina elegeu Jorginho Mello (PL) como chefe do Executivo. O candidato do partido de Jair Bolsonaro venceu Décio Lima, do PT, no segundo turno das eleições, realizado neste domingo (30/10).

Fábio Mitidieri (PSD) foi eleito governador de Sergipe. O ex-deputado federal conquistou o cargo após um segundo turno disputado contra o petista Rogério Carvalho. A candidata Raquel Lyra (PSDB) se elegeu como governadora de Pernambuco. Ela disputou o segundo turno contra Marília Arraes (Solidariedade). A tucana assume o cargo em 1° de janeiro de 2023.

Ex-ministro de Jair Bolsonaro, Tarcísio de Freitas (Republicanos) foi eleito governador de São Paulo após disputar o segundo turno das eleições 2022 com Fernando Haddad (PT).

O governador Paulo Dantas (MDB) foi reeleito para o cargo em Alagoas. Ronaldo Lessa, do PDT, será seu vice para comandar o estado alagoano. Eleitores escolheram Jerônimo Rodrigues (PT) para comandar a Bahia pelos próximos quatro anos. Ele enfrentou o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil).

Coronel Marcos Rocha (União Brasil) foi reeleito governador de Rondônia.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?