metropoles.com

Eleições 2022: Claudio Castro é reeleito governador do Rio de Janeiro (RJ)

Candidato do PL, partido de Bolsonaro, conquistou 58,67% votos dos eleitores cariocas e venceu Marcelo Freixo em primeiro turno

atualizado

Aline Massuca/Metrópoles
imagem colorida mostra Cláudio Castro, governador do Rio de Janeiro, falando em um microfone - Metrópoles

Claudio Castro (PL) foi releito como governador do estado do Rio de Janeiro (RJ). Os resultados foram divulgados no fim deste domingo (2/10). 

Cláudio Bonfim de Castro e Silva nasceu em 29/03/1979, em Santos (SP). Ele é advogado e começou a carreira política como vereador, cargo para o qual foi eleito em 2016.

Ocupou o posto até 2019, quando assumiu como vice-governador do Rio de Janeiro na chapa encabeçada por Wilson Witzel. Após o impeachment do governador, em 2021, assumiu definitivamente o cargo, onde segue atualmente.

Além de político, Cláudio Castro tem trajetória em outro meio: o católico. Cantor, já lançou dois discos solo e integrou a banda Em Nome do Pai.

Eleição 2022

Realizada em todo o país neste dia 2 de outubro, o pleito definirá os cargos de presidente e, em cada estado, governador, senador, deputado federal e estadual (no DF, distrital).

No caso dos representantes do Poder Executivo – senadores, governadores e presidente da República –, o sistema é majoritário, ou seja, vence o candidato que obtiver o maior número de votos válidos, podendo ser de forma absoluta ou simples.

A forma absoluta ocorre quando o candidato recebe mais de 50% dos votos válidos. Quando nenhum dos candidatos alcança a maioria, é realizado um segundo turno.

Na modalidade simples ou relativa, o candidato que obtiver maior número de votos em relação aos seus concorrentes é eleito. Isto ocorre especialmente com senadores.

Na disputa para deputados federais e estaduais, o que vale é o sistema proporcional, que computa os votos para o partido ou legenda, sendo assim, os eleitores escolhem de forma indireta seus candidatos.






Quais assuntos você deseja receber?