metropoles.com

Datafolha: Lula tem 51% entre jovens de capitais; Bolsonaro, 20%

Pesquisa divulgada nesta quarta-feira (27/7) foi feita com eleitores de 16 a 29 anos nas 12 maiores capitais do Brasil

atualizado

Compartilhar notícia

Arte/Metrópoles
lulaxbolsonaro3
1 de 1 lulaxbolsonaro3 - Foto: Arte/Metrópoles

Dados da pesquisa Datafolha com o eleitorado jovem, divulgada nesta quarta-feira (27/7), apontam que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Sila (PT) tem 51% das intenções de voto nas eleições de 2022. O atual mandatário do país, Jair Bolsonaro (PL), ficou com 20%.

O levantamento divulgado considera apenas eleitores na faixa de 16 a 29 anos e foi aplicado nos dias 20 e 21 de julho, com registro no Tribunal Superior Eleitoral sob o número 05688/2022. A pesquisa com a totalidade do eleitorado será divulgada na quinta-feira (28/7).

Na sequência, Ciro Gomes é opção para 12% dos jovens. André Janones (Avante) vem em seguida, com 2%. Simone Tebet (MDB), Vera Lúcia (PSTU), Pablo Marçal (Pros), Leonardo Péricles (UP) e Sofia Manzano (PCB) empatam com 1%. Não pontuam Eymael (DC), Luciano Bivar (UB), General Santos Cruz (Podemos) e Felipe D’Ávila (Novo). A margem de erro é de três pontos percentuais.

Nesta pesquisa foram ouvidos 935 jovens eleitores em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Fortaleza, Recife, Porto Alegre, Curitiba, Goiânia, Brasília, Manaus e Belém.

​Lula tem melhor desempenho entre jovens mulheres: 58%, ante 16% de Bolsonaro e 10% de Ciro. Entre homens, o petista é a opção para 44%, enquanto o presidente foi selecionado por 24% deste público e o pedetista, por 14%.

O atual ocupante do Planalto ultrapassa numericamente entre evangélicos. No entanto, há um empate técnico improvável no limite máximo da margem de erro, no qual tem 36% e Lula, 30%.

0

Cenário espontâneo

Na pesquisa espontânea, em que o próprio eleitor cita o candidato em quem votaria, Lula tem 41% de citações, Bolsonaro, 17%, e Ciro, 3%.  Os que dizem não saber ainda em quem votarão somam 25%; 13% afirmaram que não prestarão apoio a qualquer candidato.

Segundo turno

Em cenário de segundo turno entre Lula e Bolsonaro, 61% optam pelo petista e 27%, pelo candidato do PL. Os votos de Ciro Gomes vão majoritariamente para Lula, e 52% de seus apoiadores pretendem votar no ex-presidente e 25%, no atual.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações