metropoles.com

Datafolha: em SP, Tarcísio tem 55% dos votos válidos; Haddad, 45%

Levantamento ouviu 1.806 pessoas entre 17 e de 19 outubro. Margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos

atualizado

Compartilhar notícia

fernando haddad e
1 de 1 fernando haddad e - Foto: null

Nova rodada da pesquisa Datafolha, divulgada nesta quarta-feira (19/10), mostra o cenário do segundo turno para a disputa ao governo do estado de São Paulo. Ex-ministro da Infraestrutura do governo Jair Bolsonaro (PL), Tarcísio de Freitas (Republicanos) aparece com 55% dos votos válidos. O ex-prefeito da capital paulista Fernando Haddad (PT) tem 45%.

Os votos válidos, que excluem brancos, nulos e indecisos, são considerados pela Justiça Eleitoral como critério para definir o candidato eleito. Ganha quem obtiver a maioria absoluta do eleitorado, ou seja, mais de 50% dos válidos.

No levantamento anterior, de 7 de outubro, o ex-ministro de Bolsonaro tinha os mesmos 55% contra 45% do petista.

A consulta ouviu 1.806 pessoas entre 17 e 19 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número SP-01542/2022.

Quando considerados os votos totais, Tarcísio pontua 49%, e Haddad, 40%. Brancos e nulos são 8%, enquanto os eleitores que dizem não saber em quem votar somam 3%.

Na última sondagem, o resultado foi de 50% para o candidato do Republicanos e 40% para o ex-prefeito da capital.

Os institutos foram alvo de críticas depois do resultado do primeiro turno das eleições devido ao resultado divergente entre as pesquisas de véspera e os resultados reais. Em São Paulo, por exemplo, os levantamentos colocavam Fernando Haddad à frente da disputa.

Tarcísio de Freitas, porém, conquistou 42,32%, contra 35,70% do ex-prefeito. No Senado, também houve desfecho diferente no estado: Márcio França (PSB), líder nos levantamentos, perdeu a vaga para o ex-ministro da Ciência e Tecnologia Marcos Pontes (PL).

Nessa terça-feira (18/10), a Câmara dos Deputados aprovou requerimento de urgência para votação de projeto de lei que prevê sanções aos institutos de pesquisa que divulgarem dados com números divergentes, acima da margem de erro, dos resultados oficiais das eleições.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?