Datafolha: diferença entre Lula e Bolsonaro cai de 21 para 19 pontos

A diferença no 1º turno era de 21 pontos na pesquisa anterior. Agora, Lula oscilou um ponto percentual para baixo; Bolsonaro, um para cima

atualizado 23/06/2022 19:58

Bolsonaro e LulaYanka Romão/Arte/Metrópoles

Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (23/6) mostra vantagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de 19 pontos sobre o atual presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), na corrida ao Palácio do Planalto. A diferença entre os dois oscilou dois pontos percentuais, de 21 para 19. O pré-candidato petista tem 47% das intenções de votos (48% no levantamento anterior). Bolsonaro registrou  28% (27% na pesquisa anterior).

Em seguida, aparecem Ciro Gomes (PDT), com 8% (oscilou um ponto para cima); André Janones (Avante), 2%; Simone Tebet (MDB), 1% (oscilou um ponto para baixo); Pablo Marçal (Pros), 1%; e Vera Lúcia (PSTU), 1%.

Todas as mudanças ficaram dentro da margem de erro da pesquisa, de dois pontos para mais ou menos.

Presidente, governador e senador: veja quem são os pré-candidatos nas Eleições 2022

Essa é a primeira pesquisa feita que foi divulgada após a prisão do ex-ministro da Educação pastor Milton Ribeiro. O reverendo foi preso nessa quarta-feira (22/6), suspeito de integrar uma organização criminosa que desviou recursos do FNDE. A operação da Polícia Federal (PF) apura os crimes de corrupção e tráfico de influência.

A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-09088/2022. Foram ouvidos 2.556 eleitores em 181 cidades, nos dias 22 e 23 de junho.

Espontânea

Na pesquisa espontânea, quando não são apresentados nomes aos entrevistados, Lula marcou 37%, e Bolsonaro, 25%. O ex-ministro e ex-governador do Ceará Ciro Gomes alcançou 3%. A senadora Simone Tebet e o deputado federal André Janones têm cada um 0%. Outros nomes acumulam 3%.

Cerca de 27% não sabem em quem votar, e 6% disseram votar em branco, nulo ou em nenhum candidato.

Votos válidos

Ainda de acordo com a pesquisa Datafolha, Lula tem 53% dos votos válidos, o que daria ao petista a vitória em primeiro turno, uma vez que é necessário 50% dos votos mais um. Bolsonaro tem 32% das intenções de votos e Ciro Gomes, 10%. O deputado André Janones tem 2%, enquanto Simone Tebet, Pablo Marçal e Vera Lúcia marcam 1% cada.

Nesse caso, excluem-se da conta os votos nulos e brancos.

0

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Mais lidas
Últimas notícias