Ciro critica Lula e Bolsonaro por ausência em debate: “Gêmeos fujões”

O petista e o atual presidente não confirmaram participação em debate que acabou suspenso por veículos organizadores

atualizado 11/08/2022 19:42

Fábio Vieira/Metrópoles

O candidato do PDT à Presidência da República, Ciro Gomes (CE) chamou o presidente da República,  Jair Bolsonaro (PL), e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ambos seus adversários na disputa pelo comando do Palácio do Planalto, de “gêmeos fujões” por não confirmarem presença em debate que ocorreria no próximo dia 14 de setembro. O evento é organizado pelo consórcio de imprensa formado por g1, O Globo, Valor, O Estado de S.Paulo, Folha de S.Paulo e UOL.

Sem respostas de Lula e Bolsonaro sobre o comparecimento ao evento, os veículos anunciaram nesta quinta-feira (11/8) a decisão de suspender o debate.

“Mais uma vez se repete o absurdo: os gêmeos fujões Lula e Bolsonaro abandonam o debate, e a imprensa que se diz livre e democrática rende-se ao jogo sórdido e autoritário e cancela o evento. Quem fica devendo mais à democracia?”, questionou o pedetista, por meio de suas redes sociais.

 As regras da sabatina previam a presença de ao menos três dos quatro melhores colocados nas pesquisas eleitorais do Ipec ou Datafolha, a serem divulgadas na semana anterior ao evento.

No entanto, Lula e Bolsonaro, os primeiros colocados nos levantamentos mais recentes, não se comprometeram a participar até a data limite estabelecida pelo consórcio, às 23h59 de quarta.

Ciro, Leonardo Péricles (UP)Luiz Felipe d’Avila (Novo), Pablo Marçal (PROS), Simone Tebet (MDB)Sofia Manzano (PCB)Soraya Thronicke (UB) e Vera Lúcia (PSTU) confirmaram a participação. José Maria Eymael (DC) não respondeu.

“O consórcio de veículos de imprensa lamenta a falta de disposição dos dois candidatos que lideram as pesquisas em debater os problemas e as soluções para o país neste momento importante da democracia brasileira”, diz o comunicado divulgado.

Os veículos afirmam que estão disponíveis para dialogar a realização do evento caso as campanhas dos dois presidenciáveis tenham interesse.

Publicidade do parceiro Metrópoles 1
Publicidade do parceiro Metrópoles 2
Publicidade do parceiro Metrópoles 3
Publicidade do parceiro Metrópoles 4
Publicidade do parceiro Metrópoles 5
Publicidade do parceiro Metrópoles 6
Publicidade do parceiro Metrópoles 7
Publicidade do parceiro Metrópoles 8
Publicidade do parceiro Metrópoles 9
0

Mais lidas
Últimas notícias