BTG/FSB: maioria dos eleitores não sabe número de candidatos da 3ª via

Por outro lado, a maior parte dos eleitores de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) acertaram o código das urnas

atualizado 15/08/2022 8:41

ciro gomes Vinícius Santa Rosa/ Metrópoles

Dados da pesquisa BTG Pactual, realizada pelo Instituto FSB e divulgada nesta segunda-feira (15/8), apontam que a maior parte dos eleitores não sabe o número de urna dos candidatos da chamada terceira via.

No estudo, os eleitores  foram questionados em qual candidato votariam para a presidência da República. A maior parte dos entrevistados que escolheram Ciro Gomes (PDT) ou Simone Tebet (MDB) para o cargo não sabem qual é o número de urna dos presidenciáveis.

Para cada candidato, a pesquisa considerou o número do partido registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). De acordo com a pesquisa, apenas 10% dos eleitores de Ciro Gomes acertaram o número de urna do pedetista, que é 12.

A maior parte, 65%, admitiu não saber o número de urna de Ciro Gomes. Além disso, 22% não responderam ao questionamento.

No caso de Simone Tebet, 68% dos eleitores afirmaram não saber qual é o número de urna da candidata, que é 15. Outros 11% acertaram o número e 21% não responderam.

A maior parte dos eleitores de Lula (PT) e Bolsonaro (PL) sabia o código: no caso do petista, 73% dos eleitores acertaram o número de urna, que é 13. Apenas 1% errou a resposta e 20% admitiram não saber o número de urna do petista.

No caso de Bolsonaro, 45% dos eleitores acertaram o número de urna do candidato, que é 22. Outros 10% erraram o código e 33% disseram não saber qual é o numero.

Publicidade do parceiro Metrópoles 1
Publicidade do parceiro Metrópoles 2
Publicidade do parceiro Metrópoles 3
Publicidade do parceiro Metrópoles 4
Publicidade do parceiro Metrópoles 5
Publicidade do parceiro Metrópoles 6
0

Outros presidenciáveis

A pesquisa não detalhou a porcentagem de cada um dos outros candidatos. No entanto, a maior parte dos eleitores, 52%, disse não saber o número de urna dos demais presidenciáveis.

Além de Lula, Bolsonaro, Ciro e Tebet, nomes como Soraya Thronicke, José Maria Eymael, Vera Lúcia, Sofia Manzano e Leonardo Péricles estão na disputa ao Planalto. Apenas 6% dos eleitores acertou o número dos demais candidatos, e 41% não soube responder ou não retornou ao questionamento.

O estudo ouviu 2 mil eleitores por telefone entre os dias 12 e 14 de agosto. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-00603/2022.

Mais lidas
Últimas notícias