metropoles.com

Bolsonaro culpa PT por “fake news” sobre Orçamento de 2023

Presidente negou que governo tenha feito cortes no Ministério da Educação e nos recursos para o programa Farmácia Popular

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/YouTube
Jair Bolsonaro
1 de 1 Jair Bolsonaro - Foto: Reprodução/YouTube

O presidente Jair Bolsonaro (PL) negou que houve cortes nos recursos para o Ministério da Educação durante seu governo, em uma transmissão na noite desta sexta-feira (7/10), e atribuiu as críticas a “mentiras do PT”. O chefe do Executivo federal também comentou a diminuição nos repasses para o programa Farmácia Popular, prevista para o Orçamento de 2023.

O candidato à reeleição iniciou a live rebatendo a informação de que o Congresso Nacional aprovaria uma reforma administrativa ainda neste ano, o que, segundo ele, não está nos planos do governo. “Essa possível reforma administrativa não pega os atuais servidores. Isso é coisa da esquerda que quer colocar o servidor público contra a gente”, afirmou.

A deputada federal Bia Kicis (PL), que participou da transmissão, declarou que os opositores também querem colocar os estudantes contra o presidente. Bolsonaro respondeu: “Aponte, em meu governo, qualquer corte de despesa no tocante à educação”, disse.

“O que acontece, muitas vezes: você contingencia — que não é corte — e paga mais tarde. Essa pequena parcela do Orçamento chama-se despesa discricionária, que tem a despesa obrigatória. O grosso da Educação é despesa obrigatória. Passa para o final do ano. Porque isso leva-se em conta a arrecadação também. Não tem problema. O Orçamento da Educação no corrente ano é R$ 9 milhões maior que o ano passado”, declarou o presidente.

Bolsonaro também comentou os cortes previstos no Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) para o próximo ano, que prevê a redução de R$ 1,2 bilhão em verba do programa Farmácia Popular.

“Ficam falando: ‘Olha, o Bolsonaro cortou fraldas geriátricas, cortou Farmácia Popular para 2023’. Cadê o Orçamento de 2023? O Orçamento não sou eu que decido”, respondeu. “Mentiras. Mentira do PT. Não tem do que me acusar.”

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?