metropoles.com

Avante lança André Janones como candidato à Presidência da República

Deputado federal ganhou projeção nacional em 2018, durante a greve dos caminhoneiros. Ele é o quarto colocado em pesquisas eleitorais

atualizado

Compartilhar notícia

Vinícius Loures/Câmara dos Deputados
Janones
1 de 1 Janones - Foto: Vinícius Loures/Câmara dos Deputados

O Avante lançou neste sábado (23/7), em Belo Horizonte (MG), a candidatura de André Janones à Presidência da República. Janones é advogado e deputado federal em primeiro mandato. Ex-cobrador de ônibus, ele foi alçado à Câmara dos Deputados após ganhar projeção nacional pela atuação na greve dos caminhoneiros, em maio de 2018.

Segundo a mais recente pesquisa Datafolha, de junho, Janones aparece em quarto lugar, com 2% das intenções de voto, tecnicamente empatado com Simone Tebet (MDB), Pablo Marçal (Pros) e Vera Lúcia (PSTU), com 1%.

Janones foi eleito deputado federal em 2018 com 178 mil votos, sendo o terceiro mais votado pelos mineiros, atrás apenas de Marcelo Alvaro Antonio (então no PSL) e Reginaldo Lopes (PT). Ele conseguiu desbancar figuras de peso, como Aécio Neves, ex-governador e ex-presidenciável do PSDB.

Em 2021, na metade de seu primeiro mandato, lançou-se como candidato a presidente da Câmara, na eleição que elegeu Arthur Lira (PP-AL). Ele conquistou apenas três votos.

“Nossa bandeira principal é a diminuição da desigualdade social. O povo brasileiro quer ser feliz, viver em paz e ter o seu lugar. Nossa candidatura é competitiva, nasceu das ruas, foi construída junto dos brasileiros e temos, sim, um projeto de futuro para o nosso Brasil”, disse Janones em discurso neste sábado.

O candidato do Avante ficou em segundo lugar na única eleição para o Executivo em que já se candidatou (à prefeitura de Ituiutaba, em 2016).

Janones virou uma celebridade virtual após a primeira derrota eleitoral. Apesar de ser advogado, ele se destacou como um dos porta-vozes das reivindicações dos caminhoneiros na grande greve de 2018. Suas lives diretamente de pontos de bloqueio em rodovias eram vistas por milhares de pessoas, e Janones se consolidou como nome forte para as eleições legislativas daquele ano.

O partido Agir (ex-PTC) declarou apoio à candidatura de Janones ao Palácio do Planalto. A convenção definiu também o apoio ao governador Romeu Zema (Novo), que busca a reeleição. Em Minas Gerais, o Avante lança chapa de deputado federal com 53 candidatos e outros 65 candidatos a deputado estadual.

Ideologia

Segundo o próprio candidato, nenhuma ideologia o define. “Ora você precisa buscar soluções à esquerda, ora à direita”, costuma declamar ele, quando perguntado sobre o assunto. O parlamentar busca convencer seus eleitores de que “problemas reais” precisam ser abordados sem paixões ideológicas, o que o leva a criticar tanto o presidente Jair Bolsonaro (PL) quanto o ex-presidente Lula (PT).

Apesar do discurso, André Janones foi filiado ao partido de Lula entre 2012 e 2015 e só saiu de lá quando foi se candidatar a prefeito, em 2016 (então, pelo PSC). Em entrevista concedida ao UOL em fevereiro deste ano, o parlamentar explicou sua saída do PT dizendo que percebeu que a legenda funcionava como “uma seita”, e isso o deixava desconfortável.

“Que você estando ali teria que ter uma cartilha, seguir por aquela cartilha. ‘Quero votar tal matéria, defendo tal ideal’, mas se o partido não vota aqui, você não pode ir por esse caminho”, disse ele.

Na mesma entrevista, após tentar escapar da pergunta, Janones admitiu que, caso fique fora do segundo turno e tenha de escolher entre Lula e Bolsonaro, provavelmente irá optar pelo ex-companheiro de partido. “O que eu posso dizer é: Jair Bolsonaro não é uma opção de voto. Eu não considero Jair Bolsonaro uma opção. Então, não é ‘optaria pelo Lula’. Lula e Bolsonaro no 2º turno, Lula é candidato único, na minha concepção de política.”

Perfil

Nascido em Ituiutaba (MG), Janones tem 38 anos e é advogado, com doutorado em curso pela Universidade de Buenos Aires. É evangélico membro da Igreja Batista da Lagoinha.

Seu primeiro emprego foi como cobrador de ônibus entre 2003 e 2005. Em seguida, foi escrevente no Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, em Ituiutaba. Em 2008, aprovado no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), constituiu seu escritório André Janones & Advogados Associados.

Presidente, governador e senador: veja quem são os pré-candidatos nas Eleições 2022

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?