metropoles.com

Após pressão de Doria, anúncio de chapa única da 3ª via é adiado

PSDB teve reunião em Brasília nesta tarde para tentar (sem sucesso) achar saída para a crise instalada na sigla em torno do nome do paulista

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
Presidente do PSDB Bruno Araujo
1 de 1 Presidente do PSDB Bruno Araujo - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

A Comissão Executiva Nacional do PSDB decidiu, nesta terça-feira (17/5), adiar a definição sobre a manutenção ou não da candidatura de João Doria (SP) à Presidência da República. Desta forma, também ficou adiado o anúncio de uma eventual chapa única entre os partidos da chamada terceira via, que estava previsto para ocorrer nesta quarta (18/5).

Os tucanos estiveram reunidos por quatro horas a fim de debater uma solução pacificada sobre a crise que se instaurou nos partidos nos últimos dias. Doria chegou a dizer, recentemente, que havia um “golpe” em curso para desconsiderar o resultado das prévias.

O adiamento foi comunicado pelo presidente do partido, Bruno Araújo (PE), no encerramento da reunião, que ocorreu na sede nacional do partido e sem a presença do pivô da crise.

0

 

Além do PSDB, o Cidadania e o MDB também fazem parte desta “costura” para a criação de um consenso em torno de uma chapa única. Entre os pretendentes à vaga do grupo, além de Doria, resta Simone Tebet (MDB), já que Luciano Bivar (União Brasil) decidiu sair da composição e se lançar isoladamente ao Planalto. O tucano Eduardo Leite corre por fora.

O acordo prevê que o pré-candidato a presidente que encabeçará a chapa do autodenominado “centro democrático” será aquele que demonstrar melhor desempenho até o dia 18 de maio, quando o grupo pretende definir a chapa. Doria é, atualmente, um dos candidatos de maior rejeição, ao lado de Ciro Gomes (PDT).

“Vamos assistir amanhã [quarta-feira, 18 de maio], em nome do PSDB, à apresentação dessa pesquisa, que não será publicada, ela não está registrada, mas servirá para compreensão interna. Mas a gente espera que antes disso tenha a oportunidade de algo tão importante quanto é o diálogo com o governador João Doria. Então, não sai [nesta quarta] o nome da terceira via”, explicou Araújo.

Internamente, a avaliação é de que Doria não possui um “perfil agregador”, capaz de promover um apoio mais significativo aos candidatos da chapa. Algumas pesquisas já o apontam como depositário de maior rejeição entre todos os pré-candidatos.

Ao Metrópoles, um tucano avaliou que Doria não teria condições de um crescimento meteórico como esperam seus defensores. O sentimento é de que ele puxa quase toda a rejeição dos eleitores antipetistas e antibolsonaristas.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?