metropoles.com

TSE confirma data para primeiro turno das eleições em Macapá: 6 de dezembro

Novas datas foram sugeridas pelo TRE-AP, em meio a novo apagão ocorrido na noite de terça-feira. Havia preocupação com alta abstenção

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
ministro TSE STF justica Luís Roberto Barroso eleicoes 20203
1 de 1 ministro TSE STF justica Luís Roberto Barroso eleicoes 20203 - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou, nesta quinta-feira (19/11), por unanimidade, as novas datas das eleições municipais em Macapá, capital do Amapá: dia 6 de dezembro, primeiro turno, e 20 de dezembro, em caso da necessidade do segundo turno.

Adiado por causa do apagão em Amapá, que dura 17 dias, o pleito na capital amapaense estava previsto para ocorrer dias 13 e 27 de dezembro. As novas datas foram aprovadas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP), em meio a um novo apagão, ocorrido na noite de terça-feira (17/11).

O presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, disse que houve apelo tanto do presidente do TRE-AP, Rommel Araújo, como de lideranças políticas do Amapá para antecipar o pleito, visto que 27 de dezembro “cai em um período ingrato para essa atividade entre Natal e réveillon”.

Barroso, então, afirmou que submeteu a Secretaria de Tecnologia da Informação, que confirmou ser “possível fazer esforço técnico para realizar nestas datas”. Havia uma preocupação com uma possível alta abstenção em um eventual segundo turno.

0

A solicitação do TRE-AP havia sido realizada na terça-feira, Barroso fez algumas ponderações e o plenário do tribunal regional realizou ajustes e confirmou as datas numa sessão extraordinária na quarta-feira (18/11).

Apagão

No último dia 3 de novembro, uma explosão seguida de incêndio atingiu um transformador de uma subestação de Macapá, segundo o Ministério de Minas e Energia. O fogo danificou um transformador e atingiu os outros dois – um deles estava inoperante por causa de manutenção realizada desde dezembro de 2019.

A crise energética desencadeou problemas no abastecimento de água, de combustíveis e de produtos nos mercados e provocou o adiamento das eleições em Macapá.

A pedido do TRE-AP, o presidente do Superior Tribunal Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, adiou a eleição no Macapá. Barroso disse que conversou com os órgãos de inteligência que relataram o receio de “convulsão social”. O ministro, todavia, não estendeu o adiamento para as demais cidades.

O primeiro turno das eleições municipais de 2020 foi realizado no último domingo (15/11) em todo o país, com exceção do Distrito Federal e de Fernando de Noronha.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?