Eleições no Entorno do DF: 81,3% dos candidatos são de centro e direita

DEM é o partido com o maior número candidaturas majoritárias, seguido por MDB, PSL, Podemos e PP. Na esquerda, o PT tem mais candidatos

atualizado 15/11/2020 9:42

Ilustração com o logo de diversos partidosArte/Metrópoles

As prefeituras dos 33 munícipios do Entorno do Distrito Federal estão sendo disputadas por 155 candidatos nas Eleições 2020. Desse total, 126 candidaturas são de políticos de centro e de direita. Percentualmente, 81,3% dos concorrentes nas urnas eletrônicas têm perfil conservador. Ou seja, oito em cada 10.

O Metrópoles fez o mapeamento dos partidos tendo como base os dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O DEM é o líder isolado em número de candidaturas. A legenda do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, e do presidente da Câmara, deputado federal Rodrigo Maia, tem 17 candidatos.

O MDB do governador do DF, Ibaneis Rocha, disputa com 12 candidaturas. O Avante, sigla do vice-governador do DF, Paco Britto, briga por votos em cinco municípios da Região Integrada de Desenvolvimento do DF e Entorno (Ride).

O PSL, da deputada federal Bia Kicis, aliada de primeira hora do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), concorre com 10 candidatos. O Podemos tem o mesmo número de candidaturas.

Em seguida, o PP batalha pela preferência dos eleitores com nove candidatos. A sigla é referência no Centrão, tendo como presidente o senador Ciro Nogueira e também o líder do governo na Câmara, deputado Ricardo Barros.

O PL concorre com oito nomes. Na sequência o PTB, de Roberto Jefferson, compete com sete – mesmo número de candidatos do PSDB, do governador de São Paulo, João Dória.

Enquanto isso, Solidariedade, PRTB e PSD participam das eleições na região com o mesmo número de candidaturas: seis cada.

18,7% à esquerda

Do outro espectro político, as siglas com viés progressista, de esquerda, disputam com apenas 29 candidatos. Representam percentualmente 18,7% das fotos na urnas majoritárias.

O PT, do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, lançou 11 candidaturas.

Na sequência, o PDT busca a administração de nove prefeituras da região. A sigla atualmente tem como referência Ciro Gomes.

PSol e PSB têm respectivamente, quatro e três candidaturas. Rede e PCdoB competem com apenas um candidato cada.

Confira os demais números:

Patriota – 4

PTC – 4

Cidadania – 5

Pros – 5

PMN – 3

PSC – 1

DC – 1

Últimas notícias