Eleições 2020: Mendes e David disputarão segundo turno em Manaus (AM)

Amazonino Mendes (Podemos) ficou com 23,9% dos votos; David Almeida (Avante) recebeu 22,3%. Segundo turno está previsto para 29/11

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Para a Prefeitura de Manaus (AM), Amazonino Mendes (Podemos) e David Almeida (Avante) disputarão o segundo turno das eleições.

De acordo com os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com 98,64% das urnas apuradas às 21h30, Amazonino Mendes tinha 230.738 votos, o que representa 23,91% do total, enquanto David Almeida somava 215.644 votos, o equivalente a 22,35%. O resultado foi divulgado no fim deste domingo (15/11). O segundo turno está previsto para 29/11.

Amazonino Mendes é natural de Eirunepé (AM), tem 81 anos e é advogado. Foi prefeito de Manaus , governador do Amazonas e senador.

David Almeida nasceu em Manaus, tem 51 anos, é bacharel em direito e radialista. Foi governador interino do Amazonas e deputado estadual.

Eleições 2020

Nas eleições de 2020, concorrem prefeitos e vereadores.  Nas cidades com menos de 200 mil eleitores, a escolha dos prefeitos é realizada em apenas um turno: vence o candidato que receber o maior número de voto válidos (brancos e nulos não contam).

No caso dos municípios com mais de 200 mil eleitores, o candidato precisa atingir 50% dos votos válidos mais um. Em caso contrário, é realizado segundo turno entre os dois primeiros colocados. O que receber mais votos ganha.

Nas eleições para vereador, os candidatos são eleitos de acordo com número de vagas disponíveis na Câmara de cada município — em Manaus, são 41 cadeiras disponíveis. Os partidos e coligações precisam receber uma quantidade mínima de votos para que seus candidatos possam ocupar os cargos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?