metropoles.com

TRE apreende jornais de oposição a Bolsonaro em sindicato no RJ

Fiscais cumpriram mandado de busca e apreensão no Sindipetro em Macaé. Publicações configuravam propaganda eleitoral irregular

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
Exemplares do Brasil de Fato
1 de 1 Exemplares do Brasil de Fato - Foto: Reprodução

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) no Rio de Janeiro informou ter cumprido mandado de busca e apreensão na sede do Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro-NF), no último sábado (20/10), para recolher cerca de 30 mil exemplares do jornal Brasil de Fato.

O material, conforme informado pelo TRE, seria distribuído na cidade e entre visitantes do sindicato com “clara tendência de propaganda eleitoral”, favorável ao candidato Fernando Haddad (PT) e contrário ao candidato Jair Bolsonaro (PSL).

O mandado foi assinado pelo juiz Sandro de Araújo Lontra. De acordo com o magistrado, o fato evidencia a possível prática de propaganda eleitoral em bem de uso comum e abuso de poder em favor do candidato do PT.

Segundo informou o TRE, a equipe de fiscalização irá elaborar o relatório da operação, que será encaminhado ao Ministério Público Eleitoral para as medidas que julgar cabíveis. A denúncia que deflagrou a operação foi recebida pelo sistema e-Denúncia, disponível no site do TRE-RJ.

O sindicato disse não ter considerado haver irregularidade. O advogado Patrick Mariano, do corpo jurídico do Brasil de Fato, disse que a edição apreendida fazia uma comparação de programas dos candidatos, sendo, portanto, de “profundo interesse público”.

“Como cidadão, não conseguimos entender essa perseguição. A não ser pela seletividade. É uma ofensa e uma agressão à liberdade de imprensa, de expressão e de opinião. Essa arbitrariedade será combatida publicamente e juridicamente”, disse.

O tribunal contestou que tenha agido com truculência na abordagem da equipe de fiscalização. “Diante da recusa do funcionário do sindicato abrir o estabelecimento, a equipe teve que pular o portão para poder cumprir o mandado de busca e apreensão”, diz o TRE.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?