metropoles.com

“Educação não é privilégio de rico”, diz Lula ao inaugurar Impa no Rio

Presidente inaugurou o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e falou sobre o acesso à educação

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metropóles
Imagem colorida do presidente Lula, no Planalto, em frente à bandeira do Brasil Bolsonaro - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida do presidente Lula, no Planalto, em frente à bandeira do Brasil Bolsonaro - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metropóles

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou, nesta terça-feira (2/4), da inauguração do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) no Rio de Janeiro, com o ministro da Educação, Camilo Santana, e a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos. O prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), também esteve no evento.

Em discurso, o chefe do Executivo disse ter “certa obsessão pela educação” e explicou o motivo. “Fui o único de oito filhos que teve diploma primário e fiz curso técnico, acho que todo filho da pessoa mais humilde tem direito de ter oportunidade de chegar à universidade e ter diploma de doutor. Educação não é privilégio de rico, educação é direito de todos e não é gasto, é investimento, e o Estado precisa assumir responsabilidade”.

A escola, segundo Lula, é também uma forma de combater o negacionismo. “Estamos vivendo momento delicado da história do Brasil, não conheci momento de negacionismo, ódio e fake news como hoje. Se não investir na educação, estamos entregando de graça para os negacionistas, para o crime organizado, os nossos jovens”, comentou Lula.

O presidente ainda chamou o lançamento do instituto de “gol de bicicleta”, por ser o “mais bonito”. “Que sirva de exemplo para o mundo inteiro: o mundo não precisa de mentira, precisa de educação, de engenheiro, psicólogo, filósofo. Não precisa de bandido”, defendeu.

Além de abrir a faculdade, a solenidade marca o começo das aulas da primeira turma do bacharelado em matemática da tecnologia e inovação.

A seleção dos alunos ocorreu desta forma: 80 vagas foram para medalhistas das Olimpíadas Brasileiras de Matemática, de Física, de Química e da modalidade de programação na de Informática. Para os outros 20, houve seleção de acordo com desempenho de matemática no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Veja:

Compromissos no Rio

Lula passará o dia no Rio de Janeiro. Após a inauguração, ele e a primeira-dama Janja Lula da Silva terão um almoço na faculdade e, às 15h, anunciam o começo das obras de limpeza da Baía da Guanabara para o Porto de Niterói.

À noite, o presidente vai para o Circo Voador, na capital fluminense, para o evento de filiação da ministra Anielle Franco, da Igualdade Racial, ao PT.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?