*
 

O vestibular de inverno da Universidade de Brasília (UnB) registrou, nos dois dias de exames, um número alto de abstenção. No sábado (2/6), o porcentual foi de 9,06%. Já neste domingo (3), o número de faltosos aumentou e ficou em 9,72%.

Isso equivale a 1.373 dos inscritos no primeiro dia de provas e 1.473 no segundo, de um total de 15.144 pessoas registradas para a seleção da instituição de ensino. Em 2017, a UnB reportou 8,38% de faltosos no primeiro dia de exames e 9,42% no segundo.

Queda nos interessados
Neste ano, a UnB, que atravessa a pior crise financeira de sua história, assiste a uma queda no número de inscritos em seu vestibular. Foram quase 6 mil a menos do que em 2017, quando 21.139 pessoas se registraram para o certame.

De acordo com o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), “a variação no número de inscritos é normal de um ano para o outro. Um dos fatores que podem explicar é a coincidência de datas com outros vestibulares de universidades federais”.

No campus Darcy Ribeiro, no Plano Piloto, o curso mais concorrido é o de medicina (bacharelado), com 179 pessoas por vaga, seguido por direito (bacharelado), com 30,53 concorrentes por oportunidade. Em terceiro lugar, vem psicologia (bacharelado/licenciatura/psicólogo), com uma demanda de 27,56 inscritos para cada oferta.

 

Sobre o vestibular
As avaliações aconteceram simultaneamente em 11 cidades: Brasília, Brazlândia, Ceilândia, Gama, Planaltina, Sobradinho e Taguatinga, no Distrito Federal. Em Goiás, os inscritos fizeram as provas em Formosa, Valparaíso e na capital, Goiânia. Uberlândia foi a escolhida em Minas Gerais. Os candidatos disputam 2.105 vagas, para 98 cursos, distribuídos nos campi Darcy Ribeiro (na Asa Norte), Ceilândia, Gama e Planaltina.

Os gabaritos oficiais da UnB serão divulgados na próxima quarta-feira (6/6), a partir das 19h. Os candidatos terão os dois dias subsequentes (7 e 8 de junho) para interpor recursos por meio do sistema disponibilizado na página do Vestibular de 2018.