metropoles.com

PAS 2017: Confira dicas de especialistas para se sair bem na redação

Planejamento, clareza, objetividade e uso correto da língua portuguesa te ajudam a desenvolver um texto bem avaliado. Fique atento!

atualizado

Compartilhar notícia

ROOSEWELT PINHEIRO/ABR
pas
1 de 1 pas - Foto: ROOSEWELT PINHEIRO/ABR

Domingo (3/12) é dia de provas do Programa de Avaliação Seriada (PAS), uma chance ímpar de ingressar na Universidade de Brasília, uma das mais concorridas do país e a única do Distrito Federal com nota de qualidade máxima conferida pelo Ministério da Educação. A redação é sempre muito temida pelos candidatos, mas o Metrópoles reuniu dicas que podem te ajudar a escrever um texto claro, objetivo e bem feito, tanto sob os pontos de vista do conteúdo quanto em relação às regras de português. Fique atento!

– Demonstre domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa;
– Compreenda a proposta de redação e aplique conceitos para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa;
– Selecione, relacione, organize e interprete informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
– Demonstre conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
– Elabore proposta de intervenção para o problema abordado.
– Faça um rascunho com os principais elementos de introdução, desenvolvimento e conclusão: releia cada parágrafo concluído e certifique-se de ter sido claro; elimine a repetição de palavras.

Confira as orientações do coordenador de Redação do Sigma, Eli Guimarães: 


A seguir, veja a lista das obras literárias, divididas por séries, que sempre aparecem nas provas do PAS de linguagens e redação:

1º ano – O príncipe, de Maquiavel; Marília de Dirceu, de Tomas Antônio Gonzaga; Este mundo da injustiça globalizada, de José Saramago; Oração dos desesperados, de Sérgio Vaz; Seleção de poemas de Gregório de Matos; Nos ombros de gigantes mágicos, artigo de Carlos Haag, publicado na Revista Pesquisa FAPESP, edição especial maio/2012; Antígona, de Sófocles.

  • 2º ano – Um homem célebreNoite de almiranteO alienista e Conto de escola, de Machado de Assis; Casa de bonecas, de Henrik Ibsen; O cortiço, de Aluísio Azevedo; I – Juca Pirama, canto IV, de Gonçalves Dias.
  • 3º ano – Zwkrshjistão, de Bruno Palma; Amor, de Clarice Lispector; Elevador do Filho de Deus, de Elisa Lucinda; O apanhador de desperdícios, de Manoel de Barros; O burrinho pedrês, de Guimarães Rosa; O homem; as viagens, de Carlos Drummond de Andrade; Poética, de Manuel Bandeira; Psicologia de um vencido, de Augusto dos Anjos; Química orgânica, de Vinícius de Moraes; Vidas secas, de Graciliano Ramos.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?