Onde começar uma pós-graduação em qualquer época do ano?

Com o ensino on-line cada vez mais avançado, não é preciso mais esperar o início de uma turma para se animar com uma pós-graduação

atualizado 03/01/2022 17:21

IStock

Não existe hora certa para começar a estudar e se especializar em algum assunto. Hoje em dia, principalmente por causa dos cursos de ensino a distância (EaD), basta abrir o computador e se matricular em um curso de início imediato para já acessar o conteúdo das aulas.

Nas pós-graduações, não é diferente. Há diversas instituições que possibilitam começar uma pós em qualquer época do ano, sem seguir necessariamente o tradicional calendário acadêmico, que se inicia no começo de cada semestre do ano.

Quando posso começar a pós-graduação?

Como você já viu anteriormente neste artigo, não há uma regra específica de calendário para começar uma pós-graduação. As pós lato sensu, como especializações e MBAs, geralmente contam com turmas começando ao longo de todo o ano, principalmente os cursos que são ministrados no EaD. No presencial, também há essa possibilidade, mas há risco de entrar na turma com o curso em andamento.

Eles seguem um calendário muito mais flexível e adaptável, ótima opção para quem precisa dessa flexibilização de datas e horários para conciliar estudos com outras atividades. Até as férias e pausas ao longo do semestre podem ser em datas mais aleatórias, e o andamento do curso pode depender mesmo da disponibilidade do estudante.

Por outro lado, os cursos de pós-graduação stricto-sensu, como o mestrado e doutorado, são modalidades que costumam acompanhar o calendário acadêmico. Por isso, é mais comum que estudantes iniciem as aulas e atividades ou no início do primeiro semestre letivo (entre janeiro e março), ou nos primeiros meses do segundo semestre (agosto ou setembro). O período de férias também segue o calendário padrão.

Mas se você quer começar uma pós-graduação imediatamente, há um pré-requisito estabelecido pelo Ministério da Educação (MEC). Segundo a Resolução nº 1/2007, artigo 1º, parágrafo 3 do ministério, somente quem já tem um diploma de curso superior pode se matricular em uma pós-graduação. Por isso, somente alunos que já tenham concluído a graduação e colado grau na faculdade podem fazer uma pós lato ou stricto sensu.

Opções a qualquer época do ano

Se você está decidido, tem um diploma da faculdade, e já quer começar uma pós-graduação hoje, deve estar procurando quais instituições de ensino estão com matrículas abertas em qualquer época do ano.

Por isso, na lista abaixo, você consegue começar a sua pós hoje – ou quando você achar que é a hora certa – e economizar durante a sequência da sua formação. Conheça algumas das instituições onde é possível começar uma pós-graduação em qualquer época do ano:

Além dessas listadas acima, há diversas outras faculdades que estão matriculando alunos de pós-graduação agora. Você pode pesquisar na Quero Bolsa quais cursos e instituições estão com matrículas abertas por meio dos filtros.

Neste link Pós-graduação na Quero Bolsa você acessa uma página com a lista de cursos e é possível selecionar novas opções de filtros. Neles, há a opção de “Início das aulas”, que conta com opção de “Início imediato” e início no semestre vigente com instituições ainda com matrículas abertas.

Ao selecionar os itens Início Imediato e o semestre letivo vigente, a plataforma vai filtrar e apresentar apenas os cursos que têm matrículas abertas durante qualquer período do ano, independente da modalidade presencial ou EaD.

O site Quero Bolsa é parceiro do Metrópoles.

Mais lidas
Últimas notícias