metropoles.com

Novo ensino médio: consulta pública começa na próxima 2ª, confirma MEC

Pesquisa quantitativa para ouvir 100 mil estudantes sobre o novo ensino médio por WhatsApp está prevista para começar em 8 de maio

atualizado

Compartilhar notícia

Todos pela Educação/Divulgação
izolda cela secretária-executiva MEC educação já
1 de 1 izolda cela secretária-executiva MEC educação já - Foto: Todos pela Educação/Divulgação

A consulta pública sobre o novo ensino médio terá início na próxima segunda-feira (24/4). A informação foi confirmada pela secretária-executiva do Ministério da Educação (MEC), Izolda Cela.

A jornalistas, a número 2 do MEC confirmou a realização de uma pesquisa quantitativa direcionada a cerca de 100 mil membros da comunidade escolar, que responderão os formulários por WhatsApp. Essa consulta online está prevista para começar no dia 8 de maio.

Izolda participou, ao lado da secretária de Educação Básica Kátia Schweickardt, de painel no Encontro Anual Educação Já 2023, promovido pelo Todos pela Educação, em Brasília (DF). Na próxima segunda-feira, também está prevista a divulgação do cronograma completo da consulta pública, que envolverá processos como audiências nos estados, realização de pesquisas e um circuito com especialistas em educação.

A discussão do novo ensino médio será feita de forma descentralizada, com audiências em todas as regiões do país. “Essas escutas vão ser semiestruturadas, exatamente para o que a gente deve tentar evitar, a polarização, aquela discussão meio plebiscitária, ‘é isso ou é isso’, isso não vai nos ajudar. O que nós queremos é extrair qualidade, preposição, situações reais que nos direcionem para medidas em relação com a implementação, com o ritmo de implantação, alguma alteração inclusive no desenho do currículo”, explicou Izolda.

A entrega do resultado das pesquisas está prevista, de acordo com a secretária-executiva, para o fim de julho ou início de agosto. Dessa forma, seria necessário prorrogar a consulta pública, que tem duração prevista de 90 dias. “Eu não vejo muito problema em prorrogar se as coisas estiverem acontecendo”, ressaltou.

A implementação da reforma do ensino médio foi suspensa no início de abril. Por meio de portaria, o MEC sustou também a adaptação ao novo currículo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para 2024.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?