metropoles.com

MEC prorroga novamente prazo para validação de informações do ProUni

A data é adiada pela segunda vez após candidatos reclamarem da instabilidade do sistema do Programa Universidade para Todos

atualizado

Compartilhar notícia

Deiviane Linhares/ Metrópoles
tela computador com site do Prouni e celular comtela computador com site do Prouni e celular com app do Enem app do Enem
1 de 1 tela computador com site do Prouni e celular comtela computador com site do Prouni e celular com app do Enem app do Enem - Foto: Deiviane Linhares/ Metrópoles

O Ministério da Educação (MEC) prorrogou até esta sexta-feira (16/9) o período de comprovação de informação para os candidatos pré-selecionados na segunda chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni). Antes do anúncio do MEC, o prazo final para validação das informações se encerrava nesta terça-feira (13/9).

Além disso, as universidades terão até o dia 22 de setembro para informar junto ao Sistema Informatizado do ProUni (SisproUni) a aprovação ou reprovação dos candidatos.

Na etapa de comprovação de informações, os estudantes devem apresentar os dados perante as instituições de ensino que validem que o candidato possui os requisitos necessários para garantia da bolsa. Essa autenticação pode ser feita de forma virtual ou presencial.

Confira o novo calendário:

  • 16 de setembro: prazo de comprovação de informações da segunda chamada;
  • 27 e 28 de setembro: manifestação de interesse na lista de espera;
  • 3 de outubro: divulgação do resultado da lista de espera;
  • 3 a 7 de outubro: prazo para comprovação de informações da lista de espera.

De acordo com o MEC, a prorrogação “visa garantir o máximo de tempo hábil aos estudantes participantes, para que possam comprovar as informações prestadas no momento da inscrição junto às instituições de ensino para as quais foram pré-selecionados”.

Os resultados do ProUni 2022/2 foram divulgados em 10 de agosto. Contudo, alguns candidatos informaram que tiveram dificuldades para realizar os procedimentos de matrícula junto às instituições de ensino já que não tinham recebido as notas que seriam necessárias para escolha do curso de graduação.

Outra dificuldade informada pelos alunos é de que o sistema do ProUni apresentou instabilidades na data em que a segunda chamada deveria ser divulgada. Em decorrência disto, o MEC prorrogou os prazos do processo seletivo.

Compartilhar notícia