metropoles.com

Inep divulga notas do Enem: saiba como calcular e onde usar

Mais de 4 milhões de estudante fizeram a prova em 2019. Com resultados nas mãos, é hora de procurar o curso e a instituição de ensino

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
enem
1 de 1 enem - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulga, nesta sexta-feira (17/01/2020), as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Mais de 4 milhões de pessoas realizaram o último exame e, agora, poderão usar o resultado para escolher uma instituição de ensino superior brasileira ou de outros países.

Mesmo sabendo o número de acertos com o gabarito oficial, o que define a nota de cada um é a Teoria de Resposta ao Item, também conhecida como TRI. “Ainda que duas pessoas tenham acertado o mesmo número de questões, as notas possivelmente serão diferentes. Por isso, só com a divulgação final é possível saber ao certo qual foi o resultado”, diz Vinícius Freaza, Diretor de Inovação Pedagógica da Evolucional.

A TRI tem como base o item, não a totalidade da prova. Ou seja, acertar 50% dos itens em uma avaliação não significa que a proficiência do aluno é igual a 50%, tudo depende de quais foram as questões respondidas. A TRI ainda leva em conta a possibilidade de o candidato ter “chutado” algumas das alternativas, com um conceito chamado de coerência pedagógica.

Freaza explica que “quando um aluno erra as questões consideradas mais fáceis e acerta as mais difíceis, não há coerência no comportamento e é possível supor que os acertos foram casuais, ou chutes”.

“Esses acertos também contribuirão para o incremento da nota final do participante, mas em menor medida do que se ele apresentasse coerência pedagógica, acertando em maior quantidade as questões mais fáceis em relação à quantidade de acertos das questões mais difíceis”, diz o especialista.

Onde usar a nota?
Com a nota em mãos, é possível utilizar o Enem em universidades brasileiras públicas ou privadas e, até mesmo, em outros países. De acordo com a Universidade do Intercâmbio, empresa especializada em mentorias para pessoas que querem estudar no exterior, Portugal é um dos destinos com maior chance para os brasileiros.

Por lá, são 42 universidades que aceitam a nota do Enem. “O idioma é um facilitador para estudar em Portugal, já que falamos a mesma língua e, portanto, não há exigência de proficiência, como acontece em universidades inglesas e norte-americanas”, ressalta Matheus Tomoto, Fundador da Universidade do Intercâmbio.

Tomoto ainda conta que a maior parte das instituições de ensino superior portuguesas substitui as provas de ingresso pelos resultados obtidos no Enem. Em Portugal, a escala classificatória utilizada pela maior parte das universidades vai de 0 a 200 pontos. No Enem, a escala é muito maior, vai de 0 a 1.000. “Em algumas instituições, com 500 ou 600 pontos já é possível ser aprovado”, explica o especialista.

Para os que vão estudar no Brasil, o CEO da Really Experience, Édney Quaresma, lembra que o Enem é o método para ingresso em inúmeras faculdades públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). “Além disso, para concorrer ao Prouni, que oferece bolsas em instituições particulares, é preciso ter alcançado mais de 450 pontos na prova e não ter zerado na redação”, explica.

As universidades privadas também oferecem vantagens para quem teve um bom desempenho. Muitas delas eliminam a necessidade de realizar o vestibular, aproveitando apenas a nota do Enem. De acordo com ele, as particulares chegam a oferecer média de 20% de desconto nos cursos presenciais e de até 30% no EAD para alunos que vêm do Enem.

“Esse é o grande momento para as universidades particulares. Cerca de 65% das matrículas são feitas nesse período da divulgação da nota do Enem até o início das aulas”, finalizou.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?