metropoles.com

Inep: foto vazada da prova do Enem 2019 é real. PF investiga

A origem e a identidade do responsável pela divulgação da imagem, que circula nas redes sociais, já estão sendo investigadas

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
enem 2019
1 de 1 enem 2019 - Foto: Reprodução

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou, na tarde deste domingo (03/11/2019), que é verdadeira a imagem da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 que circula nas redes sociais. A foto teria sido feita em Pernambuco, de acordo com o ministro da Educação, Abraham Weintraub.

“É importante esclarecer que a divulgação, que ocorreu após o início da aplicação, não prejudicou o andamento do exame. Todos os participantes já tinham passado pelos procedimentos de segurança e estavam nos locais de prova”, afirmou o órgão em nota.

O Inep informou ainda que a origem e a identidade do responsável pela divulgação da imagem já estão sob investigação pelos órgãos competentes.

O ministro da Educação usou as redes sociais para informar que a divulgação da fofo não compromete o exame. “Todos os procedimentos [de segurança] já haviam sido realizados, a prova já havia sido distribuída para todo mundo e alguém tirou a foto e colocou nas redes”, explicou o ministro.

“Tudo segue normal. Agora, a Polícia Federal vai identificar essa pessoa responsável e vai tomar as devidas providencias legais contra ela. Isso aparentemente acontece em Pernambuco”, afirma Weintraub.

Em vídeo publicado nas redes sociais, o ministro disse que a suspeita é de que o vazamento e a publicação tenha partido do estado de Pernambuco.

“Isso aparentemente aconteceu em Pernambuco e a gente já está chegando ao nome da pessoa”, disse o ministro em vídeo publicado no Twitter. Segundo ele, o caso está sendo investigado pela Polícia Federal.

As apurações apontam que um aplicador de prova teria pegado o exame da prova de um ausente e tirou a foto.“Agora ele vai ter que responder na Justiça”, disse o ministro. “Ninguém foi lesado, mas houve a tentativa de colocar em xeque o Enem”, avaliou.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?