*
 

Os portões para a edição 2017 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão fechados às 13h, conforme o horário oficial de Brasília. Mas a atenção deve ser redobrada para quem mora em estados que possuem fuso horário diferente.

Com dimensões continentais, o território brasileiro, incluindo as ilhas oceânicas, conta com quatro fusos distintos: todos, localizados a oeste do meridiano de Greenwich (longitude 0 grau). Em cada faixa de 15 graus entre pares de meridianos, ocorre a variação de uma hora.

Esse fato faz com que o momento exato para acessar os locais de provas espalhados pelo país também tenha variação (confira o mapa abaixo).


O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontecerá, pela primeira vez, em dois domingos consecutivos. As provas serão aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro. Seguindo a mesma conduta das edições anteriores, os candidatos deverão ficar de olho no relógio para não perder a hora da prova.

Em Brasília, os portões abrirão às 12h e fecharão às 13h. As unidades da Federação com o mesmo horário da capital são: Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais, Goiás, Espírito Santo, Santa Catarina e São Paulo.

No Acre, o acesso aos locais de prova começa às 9h e termina às 10h. Já no Amazonas, em Rondônia e Roraima, os portões abrem às 10h e fecham às 11h.

Os candidatos dos estados de Tocantins, Sergipe, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte entrarão para realizar o exame às 11h. A partir do meio-dia, o acesso estará encerrado.

O que é permitido em sala?
Para garantir um bom desempenho dos candidatos, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), responsável pela organização do Enem, permite que os participantes levem alimentos e bebidas (que não sejam alcoólicas) para as salas de aplicação dos testes.

Também é de uso do candidato caneta esferográfica preta de tubo transparente: é importante lembrar de levar duas ou mais, para substituição em caso de falha.

Não é permitida a entrada de lápis, lapiseiras, canetas de outras cores, borrachas, apontadores, réguas e equipamentos eletrônicos, como calculadoras e smartphones.

Dicas de última hora
Na véspera do exame, é bom usar as horas livres para analisar as redações das edições passadas. Isso pode ajudá-lo a entender melhor o formato do texto a ser pedido neste domingo.

A seguir, assuntos da atualidade que podem ser cobrados nesta edição: 


Também é preciso se lembrar de separar os itens necessários para a prova, como documentos e canetas, além de água e alimentos (barrinha de cereal, chocolates e biscoitos).

Não esqueça! Relaxar é muito importante no dia anterior ao da realização da prova. Descanse a mente junto aos amigos e à família, coma alimentos saudáveis e o mais importante: durma cedo. Assim, você estará com as baterias carregadas para a maratona do Enem.

 

 

COMENTE

InepEnem 2017Fuso horário
comunicar erro à redação

Leia mais: educacao-br