Congresso de jornalismo de educação debate novo ambiente de produção

Evento é promovido pela Associação de Jornalistas de Educação (Jeduca) e traz 22 atividades, entres mesas e oficinas

Divulgação/JeducaDivulgação/Jeduca

atualizado 19/08/2019 12:16

São Paulo* – O 3º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação foi iniciado, na manhã desta segunda-feira (19/08/2019), com um debate sobre o novo ambiente de produção jornalística, considerando o grande fluxo de declarações de autoridades do governo na gestão do presidente Jair Bolsonaro (PSL).

Nesta edição, que vai até a terça-feira (20/08/2019), o congresso traz 22 atividades, entre mesas e oficinas, relacionadas ao tema “Jornalismo de educação na era da desinformação”. Durante a programação, haverá transmissão ao vivo por meio das redes sociais da Associação de Jornalistas de Educação (Jeduca), organizadora do evento.

Participaram da primeira conversa os jornalistas José Roberto de Toledo, da revista Piauí, e Paula Cesarino Costa, da Folha de São Paulo, com mediação de Antonio Gois, colunista do jornal O Globo e presidente da Jeduca.

O segundo debate, sobre a disseminação de informações falsas, conta com a participação de Pablo Ortellado, professor da Universidade de São Paulo (USP), e Tomás Durán Becerra, diretor de pesquisa da Universidade CUN da Colômbia. A mediação é da jornalista Vera Magalhães, do Estado de São Paulo.

Ainda durante a manhã, quatro parlamentares de diferentes partidos conversam sobre a atuação política na área educacional, com mediação de Paulo Saldaña, do jornal Folha de São Paulo.

Os representantes do Congresso Nacional são: Tabata Amaral (PDT-SP); Caroline de Toni (PSL-SC), ex-líder do MBL (Movimento Brasil Livre); Pedro Cunha Lima (PSDB-SP), presidente da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados; e Rosa Neide (PT-MT), também integrante da comissão.

À tarde, o secretário de Ensino Superior do Ministério da Educação (MEC), Arnaldo Barbosa de Lima Junior, conversa com reitores de universidades federais do país. A mediação será feita por Mônica Weinberg, da revista veja.

*A repórter viajou a convite do Instituto Unibanco

Últimas notícias