metropoles.com

Confira livros de geografia que podem te ajudar no Enem 2022

Veja dicas de leitura para você se preparar e se aprofundar para o exame que está marcado para acontecer no final deste ano

atualizado

Compartilhar notícia

Unsplash
Pessoa lendo
1 de 1 Pessoa lendo - Foto: Unsplash

O foco das questões de geografia no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deve envolver questões ambientais, agrárias, urbanização, globalização e a industrialização. Dentro deste cenário, o professor de geografia Raoni Lima, do EstudoPlay, separou algumas dicas de livros para os candidatos que irão realizar a prova no final deste ano.

A geografia tem como um dos seus objetivos compreender a dinâmica do espaço para ajudar no planejamento de ações humanas. Ela auxilia as pessoas a se familiarizar com as condições naturais, clima, vegetação, recursos naturais e as riquezas minerais.

As Veias Abertas da América Latina, de Eduardo Galeano

Neste livro, o autor analisa a história da América Latina da colonização europeia até a contemporaneidade. Galeano explora temas sensíveis sobre a história do continente, como a miséria, dominação política e exploração econômica dos países latinos.

A obra, de 1971, foi banida na Argentina, Brasil, Chile e Uruguaia durante as suas respectivas ditaduras.

Por uma outra globalização, de Milton Santos

Lançado em 2000, o livro é uma crítica de Milton Santos sobre a produção capitalista difundida pela globalização de boa parte do mundo. A obra apresenta reflexões sobre as questões em torno da capitalização mundial, como fundamentos sociais, políticos e sobre as grandes corporações.

Milton Santos escreveu mais de 30 livros e quatrocentos artigos científicos ao longo de sua vida. Ele foi geógrafo e professor emérito da Universidade de São Paulo.

Uma História do Mundo em Doze Mapas, de Jerry Brotton

Na obra, o autor analisa 12 mapas recriando o contexto de cada um deles, com histórias de quem os elaborou e o motivo de suas composições.

Os mapas presentes no livro são: A Geografia de Ptolomeu, 150 d.C; Al-Idrisi, 1154 d.C; O mapa-múndi de Hereford, 1300 d.C; O mapa mundial Kangnido, 1402 d.C; Martin Waldseemüller, mapa do mundo, 1507 d.C; Diogo Ribeiro, mapa do mundo, 1529; Gerard Mercator, mapa do mundo, 1569; Joan Blaeu, Atlas maior, 1662; Família Cassini, mapa da França, 1793; Halford Mackinder, “O eixo geográfico da história”, 1904; A projeção de Peters, 1973; e Google Earth, 2012.

Neste vídeo, o professor Wagner Rocha, do EstudoPlay, explica o que você precisa saber sobre a crise dos refugiados para se dar bem no Enem:

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?