Edinho será responsável por iniciar conversas com o Centrão para o Lula 4
Presidente do PT, outros emissários e até o próprio presidente Lula devem se reunir com lideranças do centro a partir da próxima semana

O presidente nacional do PT, Edinho Silva, foi escolhido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para conduzir as primeiras conversas com partidos do centro sobre a composição do governo no quarto mandato do petista.
Os encontros devem ocorrer a partir da próxima semana, após o feriado de Finados, na segunda-feira (2/11).
Segundo auxiliares de Lula, a distribuição dos espaços no governo entre os partidos do Centrão deverá levar em conta o grau de compromisso de cada legenda com as pautas e os projetos do Executivo.
O critério, portanto, deverá ser mais rigoroso do que no atual mandato, quando partidos que ocupavam ministérios na Esplanada, em diversas ocasiões, votaram contra o governo no Congresso Nacional.
Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles
Receba no seu email as notícias de Boletim Metrópoles
Frequência de envio: Diário
Ver todasNo terceiro mandato, Lula distribuiu pastas a legendas como MDB, PSD e União Brasil, mas enfrentou derrotas em votações importantes no Legislativo. Desta vez, a cobrança por fidelidade deverá ser maior.
Além de Edinho, outros emissários e até o próprio presidente devem participar das conversas com lideranças do Centrão a partir da próxima semana.
No segundo turno das eleições presidenciais, os principais partidos do chamado Centrão declararam apoio a Flávio Bolsonaro (PL), derrotado nas urnas. Entre eles estão Republicanos, a federação União Progressista (formada por União Brasil e PP), Podemos e MDB.
