metropoles.com

Trabalhador pode sacar PIS/Pasep a partir desta quarta-feira (8/8)

Caso a conta do beneficiado seja nos bancos Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil será feito um depósito automático

atualizado

Compartilhar notícia

MICHAEL MELO/METRÓPOLES
Michael Melo/Metrópoles
1 de 1 Michael Melo/Metrópoles - Foto: MICHAEL MELO/METRÓPOLES

Os cotistas terão acesso aos valores do Fundo PIS/Pasep nesta quarta-feira (8/8). Até o dia 28 de setembro mais de 23 milhões de pessoas de todas as idades, que trabalharam com carteira assinada de 1971 a 1988 terão acesso aos pagamentos. Esses valores tem potencial de injetar R$ 35,7 bilhões na economia do país

Após atingir o prazo o saque volta a ser exclusivo para cotistas maiores de 60 anos, aposentados, pessoas em situação de invalidez (inclusive seus dependentes), pessoas acometidas por enfermidades específicas, participantes do Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) e herdeiros de cotistas falecidos.

Caso a conta do beneficiado seja nos bancos Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil será feito um deposito automático, sem precisar comparecer às agencias. Isso só acontecerá se o cadastro no fundo estiver atualizado.

Os dois bancos começam os depósitos automáticos também na quarta-feira, mas devido compensação noturna, os correntistas devem verificar os valores na quinta-feira (9/8). Por segurança os pagamentos serão realizados ao longo de uma semana. Somente esse público soma cerca de 6,3 milhões de pessoas e garante a injeção direta de R$ 5,5 bilhões na economia.

Saques presenciais
Na terça-feira (14) os cotistas que não estão nas condições para os depósitos automáticos, poderão comparecer às agências da Caixa para aqueles que atuaram na iniciativa privada e Banco do Brasil para os que trabalharam no serviço público. Para sacar deve-se levar ao banco um documento de identificação ou o número de registro do PIS/Pasep, consultando na hora o valor que tem direito a sacar.

Os bancos oferecem consultas online nos sites do Banco do Brasil e da Caixa. São cerca de 17,5 milhões de pessoas que poderão sacar entre 14 de agosto e 28 de setembro. Pessoas com menos de 60 anos e que não se encaixam nos requisitos de saque exclusivo não devem perder o prazo, a partir do dia 29 de setembro não será permitido o resgate de recursos.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?