metropoles.com

Temor de calote de empresa chinesa faz Ibovespa despencar e dólar subir

De acordo com o banco suíço Swissquote, também há chances de impacto em empresas do setor imobiliário

atualizado

Compartilhar notícia

Fábio Vieira/Metrópoles
Bolsa-b3-14
1 de 1 Bolsa-b3-14 - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

Um possível calote da gigante chinesa Evergrande está mexendo com o mercado no mundo todo. O medo está num possível movimento de fuga de risco, que deve implicar em queda do petróleo e dispara do dólar em relação ao real. De acordo com o banco suíço Swissquote, também há chances de impacto em outras empresas do setor imobiliário, que já somam dívidas de mais de US$ 300 bilhões.

Nesta segunda-feira (20/9), as bolsas no exterior amanheceram com tendência negativa. Nos Estados Unidos, caía em torno de 1,5%. No mesmo sentimento de aversão ao risco, a bolsa chinesa derretia 8% .

“Essa preocupação no setor de construção acabou contaminando outros setores econômicos”, explica Pietra Guerra, especialista em ações da Clear Corretora.

A Evergrande já anunciou a credores que não conseguirá cumprir os pagamentos de juros da dívida. “O mercado de crédito da China é muito ligado ao imobiliário, e a situação da maior construtora local poderia causar um temor ainda maior, contaminando outros setores como o financeiro”, afirmou em nota Julia Aquino, especialista em investimentos da Rico Investimentos.

O Brasil acompanha as expectativas do resto do mundo. Às 13h54, o Ibovespa estava nos 107.658,01 pontos, com queda de 3,39% em relação ao fechamento de sexta-feira, aos 111.439,37 pontos. Logo após que o mercado abriu, o índice já perdia quase 2.300 pontos.

Entre as maiores perdas da B3, estão: PetroRio (-8,22%), Braskem (-7,83%) e Via (-6,62%). Já Petrobras ON e PN perdem respectivamente 3,06% e 3,65%. Perto do mesmo horário, o dólar à vista subia 1,40%, cotado a R$ 5,3548.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?