metropoles.com

Taxa de desemprego se mantém estável e fica em 11,1% no 1º trimestre

Há quase 12 milhões de desocupados no Brasil. O rendimento teve pequeno aumento em relação ao trimestre anterior, mas caiu 8,7% em um ano

atualizado

Compartilhar notícia

Vinícius Schmidt/Metrópoles
Imagem colorida mostra pessoa com carteira nacional de trabalho e emprego na mão aparecida - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra pessoa com carteira nacional de trabalho e emprego na mão aparecida - Metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

A taxa de desocupação, no trimestre de janeiro a março de 2022, ficou em 11,1%, o que indica estabilidade ante o trimestre anterior (11,1%). Na comparação com o mesmo trimestre em 2021 (14,9%), houve redução.

O percentual registrado aponta que há 11,9 milhões de pessoas desocupadas no país. Eram 12 milhões no trimestre anterior, e 15,3 milhões no mesmo período do ano passado.

Os dados constam na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) e foram divulgados nesta sexta-feira (29/4) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo o IBGE, há 95,3 milhões de pessoas ocupadas. A taxa de ocupação retraiu 0,5% (menos 472 mil pessoas) frente ao trimestre anterior e subiu 9,4% (mais 8,2 milhões de pessoas) ante igual período de 2021.

Há 38,2 milhões de trabalhadores informais, o que representa uma taxa de informalidade de 40,1% da população ocupada. No trimestre de outubro a dezembro de 2021, o índice havia sido de 40,7% e, no mesmo trimestre de 2021, 39,1%.

Rendimento

O rendimento real habitual foi de R$ 2.548 no primeiro trimestre de 2022. O valor corresponde a uma alta de 1,5% em relação ao trimestre anterior e um recuo de 8,7% em relação a igual trimestre de 2021, ou seja, dentro de um ano.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?