metropoles.com

“Situação transitória”, diz Mourão sobre queda nas bolsas globais

Presidente em exercício afirmou que cenário terá melhora na medida em que a China recuperar a atividade industrial

atualizado

Compartilhar notícia

Valter Campanato/Agência Brasil
General Hamilton Mourão
1 de 1 General Hamilton Mourão - Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O presidente da República em exercício, Hamilton Mourão (PRTB), classificou como “transitória” a forte queda nas bolsas de valores asiáticas nesta segunda-feira (09/03). China, Japão, Hong Kong e Coreia do Sul tiveram baixas de até 5,07%. Na Oceania, a Austrália registrou queda de 7,4%.

“Não está muito bem, mas é uma questão transitória. Esta é a primeira epidemia da internet, por isso tem tanto pânico”, disse Mourão, em referência ao novo coronavírus, um dos fatores que derrubou o valor de ações no mercado financeiro mundo afora.

As Bolsas da Europa abriram a manhã desta segunda com queda generalizada. Também sob os mesmos motivos — petróleo e coronavírus. Às 5h18, horário de Brasília, a Bolsa de Londres caía 8,35%, a de Frankfurt recuava 7,27%, e a de Paris cedia 6,46%. Em Milão, Madri e Lisboa, as perdas eram de 2,03%, 6,47% e 4,59%, respectivamente.

Todo esse cenário ocorre em meio ao tombo do petróleo, que chegou a cair até 30%, na esteira de uma decisão da Arábia Saudita de reduzir os preços que cobra pela commodity, e com a busca de investidores por ativos considerados mais seguros, como Treasuries.

“Isso [a queda das bolsas] acontece num momento em que a atividade econômica vem caindo em países que são o motor da atividade industrial, como a China. Na medida em que a China se recuperar, isso vai melhorar”, afirmou Mourão.

Questionado sobre uma eventual variação no preço dos combustíveis devido à forte redução no preço do barril de petróleo, Mourão comentou que a cotação continuará seguindo a política de preços da Petrobras, definida a partir de fatores do mercado externo. (Com informações da Agência Estado)

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?