metropoles.com

Safra de grãos deve aumentar 21,8% neste ano, estima IBGE

Instituto prevê que devem ser colhidas 224,2 milhões de toneladas de cereais, leguminosas e oleaginosas, sendo 93% de soja, milho e arroz

atualizado

Compartilhar notícia

Pedro Revillion/Palácio Piratini
Plano Safra
1 de 1 Plano Safra - Foto: Pedro Revillion/Palácio Piratini

A safra brasileira de grãos deve crescer 21,8% neste ano, segundo estimativa de fevereiro divulgada nesta quinta-feira (9/3) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Devem ser colhidas 224,2 milhões de toneladas de cereais, leguminosas e oleaginosas, sendo 93% de soja, milho e arroz.

A estimativa de produção para 2017, calculada em fevereiro, variou positivamente 1,3% em relação ao número de janeiro, que já apontava crescimento. A área colhida também deve aumentar e superar 2016 em 5,7%, totalizando 60,3 milhões de hectares. Também neste dado, a estimativa de fevereiro supera a de janeiro em 0,8%.

A produção brasileira deve ser 42,4% originária do Centro-Oeste e 36,4% no Sul. O Sudeste deve produzir 9,6% da safra, seguido pelo Nordeste, com 8%, e o Norte, com 3,6%. Mato Grosso (24,3%), Paraná (18,7%) e Rio Grande do Sul (14,8%) devem colher as maiores parcelas da produção nacional.

Dos 26 produtos pesquisados pelo IBGE, 16 devem ter crescimento da safra e dez vão ter colheitas menores. Entre as produções que sobem estão a de mamona, cacau, cebola e algodão. Já entre as que caem estão a cana-de-açúcar, a cevada, a mandioca e o trigo.

Soja, milho e arroz
Principal grão do agronegócio brasileiro, a soja deve totalizar uma colheita de 108,4 milhões de toneladas, com um crescimento de 13,2% em relação a 2016. A área colhida deve aumentar 2,1%.

Segundo o IBGE, a produção de arroz tem sido beneficiada pelas condições climáticas nos principais estados produtores. A safra de arroz deve crescer 11,1% em relação a 2016 e a área colhida tem uma expansão prevista de 2%. O total da produção prevista é de 11,7 milhões de toneladas.

O milho deve registrar o maior crescimento da produção (39,6%), com uma área colhida 11,1% maior. As 88,4 milhões de toneladas serão divididas em duas safras e está prevista para este ano uma maior produtividade do Sul na primeira safra e um aumento da participação do Centro-Oeste na segunda safra.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?