Previdência: 60% dos brasileiros acreditam que reforma é necessária

Pesquisa da Confederação Nacional da Indústria mostra que 32% concordam totalmente com a proposta do governo de Jair Bolsonaro

RAFAELA FELICCIANO/METRÓPOLESRAFAELA FELICCIANO/METRÓPOLES

atualizado 06/08/2019 12:48

Pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) revela que 60% dos brasileiros acreditam que a reforma da Previdência é necessária. Desses, um terço concorda totalmente com a afirmação, enquanto 28% dizem ter dúvidas sobre as propostas do governo de Jair Bolsonaro (PSL).

O levantamento mostra como o conteúdo do texto que altera as regras de aposentadoria ainda é desconhecido. Somente 35% dos entrevistados disseram saber das regras propostas no documento. Desse grupo, 52% se dizem favoráveis às mudanças e 46% contra.

“O apoio da população à proposta do governo cresceu em um curto espaço de tempo. Isso mostra que mais pessoas estão avaliando a reforma como positiva para o país”, pontuou o economista da CNI Fábio Guerra.

De acordo com a pesquisa, 73% dos brasileiros concordam que é necessário estabelecer uma idade mínima para a aposentadoria. No entanto, 75% desses não acreditam que o trabalhador deva trabalhar até idade avançada.

A maioria — 80% — defende que os brasileiros se aposentem com 60 anos de idade ou menos. Além disso, mais da metade não considera justo que alguns grupos e categorias tenham regras diferentes para aposentadoria.

A CNI ouviu 2 mil pessoas em 126 municípios brasileiros, entre os dias 20 e 23 de junho, logo após a aprovação da proposta em primeiro turno na Câmara dos Deputados.

Reprodução/CNI

Reprodução/CNI

Últimas notícias