metropoles.com

Preços de passagens aéreas têm alta de 34% em outubro

Todas as regiões tiveram aumento. Valor cobrado pelo litro de querosene de aviação subiu 91,7% no segundo trimestre deste ano

atualizado

Compartilhar notícia

Quem decidiu viajar no último mês se assustou com o preço das passagens aéreas. Isso porque houve alta de 34,35% em outubro, na comparação com setembro. Os dados são do IPCA-15 (Índice Nacional de Preços ao Consumidor – Amplo 15), considerado uma prévia da inflação oficial (IPCA), divulgado nesta terça-feira (26/10) pelo IBGE.

No grupo dos transportes, os tíquetes das passagens aéreas foram o destaque, registrando impacto de 0,16 ponto porcentual. Todas as regiões tiveram aumento no preço – o menor deles em Goiânia (11,56%), e o maior, no Recife (47,52%).

O encarecimento das viagens ocorre enquanto a vacinação contra a Covid-19 avança e as famílias se sentem seguras para deixar o isolamento social. Com a demanda em alta, as companhias aéreas ajustam os preços para compensar as perdas do ano passado.

Outro fator que pressionou o aumento dos custos foi a disparada do querosene de avião, combustível utilizado nas aeronaves. De acordo com a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), o preço do querosene de aviação (QAV) subiu 91,7% no segundo trimestre deste ano.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?