PIB do Brasil deve cair um pouco menos do que 4%, prevê Guedes

Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) divulgará o resultado de 2020 nesta quarta-feira (3/2)

atualizado 02/03/2021 10:10

paulo guedesRafaela Felicciano/Metrópoles

Às vésperas da divulgação do resultado do Produto Interno Bruto (PIB) pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), o ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou para o podcast Primocast, publicado nesta terça-feira (2/3), que o PIB deve “cair um pouquinho menos do que 4%. Estamos começando a levantar de novo”, disse Guedes.

Em 2019, o PIB caiu 3,4% e registrou R$ 7,4 trilhões, conforme apontam dados do IBGE. Segundo o ministro, a queda neste ano deve ser menor do que o tombo em países europeus.

De acordo com Guedes, a riqueza do país virá do setor privado, que em apenas um mês e meio já captou R$ 33 bilhões para fazer obras. “Isso é quatro vezes o que o ministro vai fazer o ano inteiro. O futuro está no setor privado, no empreendedorismo”, afirmou.

Paulo Guedes também defendeu as reformas e disse que essa é a principal solução para equilibrar os gastos públicos. “Se fizermos as coisas certas, as reformas que estão vindo, os juros continuam baixos”, comentou.

Ele ainda disse que a maioria esmagadora do Congresso é reformista e afirmou que a relação com parlamentares tem sido muito boa. “Tem meia dúzia aqui que tem maus desígnios”, completou.

 

Últimas notícias