metropoles.com

Paulo Guedes rebate críticas do FMI: “Tem de falar menos besteira”

Instituição avalia que o governo brasileiro poderia ter gasto metade do que foi despendido com o auxílio emergencial na pandemia de Covid-19

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
O ministro da Economia, Paulo Guedes, gesticula durante fala frente a microfone - Metrópoles
1 de 1 O ministro da Economia, Paulo Guedes, gesticula durante fala frente a microfone - Metrópoles - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Paulo Guedes, ministro da Economia, rebateu as críticas que o governo brasileiro recebeu do Fundo Monetário Internacional (FMI) sobre os gastos despendidos om o auxílio emergencial durante a crise da pandemia de Covid-19. “Tem de falar menos besteira”, reagiu o titular da pasta. As informações são do UOL.

“O FMI tem de falar menos besteira e trabalhar um pouco mais para alertar os americanos, os europeus, né?”, disse o ministro a jornalistas nesta quarta-feira (12/10), após participar de uma conferência do banco JP Morgan, que acontece em meio às reuniões anuais do FMI e do Banco Mundial, em Washington nos Estados Unidos.

Guedes diz ainda que, no lugar de “puxar a orelha” do Brasil, o FMI deveria alertar os Estados Unidos e a Europa, “que estão dormindo no volante” –  O ministro fez referência às dificuldades de crescimento econômico e inflação. “Eu não acho que o FMI está de má vontade com o Brasil, mas está errando tecnicamente”, afirmou.

FMI e Auxílio Emergencial

O fundo reconhece que, sem os pacotes de benefícios sociais, o Brasil teria vivido uma perda de renda maior. Mas apontou que o programa poderia ser menor, com um custo 50% menor ao concedido, conforme o monitor fiscal da instituição, que avalia a situação das contas públicas dos países-membros. 

O auxílio foi pago entre 2020 e 2021, beneficiando 39,2 milhões de famílias  parcelas pagas à população mais vulnerável poderia ser R$ 600 ou R$ 1.200 – o valor mais alto era concedido à mulheres chefes de famílias sem renda.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?