metropoles.com

Um terço do planeta entrará em recessão no ano que vem, diz FMI

Segundo Kristalina Georgieva, diretora-gerente do FMI, até os países que não passarem diretamente pela crise sentirão seus efeitos

atualizado

Compartilhar notícia

Kristalina FMI / TED divulgação
1 de 1 Kristalina FMI / TED divulgação - Foto: null

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, alertou nesta quinta-feira (6/10) que o próximo ano será difícil para a economia global, pois um terço do planeta entrará em recessão e aqueles que não passarem diretamente pela crise, ao menos sentirão seus efeitos.

Segundo Georgieva, 2023 herdará os reflexos dos “choques” da invasão da Ucrânia pela Rússia, a alta dos preços da energia e as pressões inflacionárias persistentes nos países desenvolvidos. Em paralelo à inflação dos países ricos, há a desaceleração dos crescimento dessas mesmas economias. 

A diretora-gerente recomenda que os bancos centrais do mundo continuem a aumentar as taxas de juros para lidar com a inflação. “Não aumentar o suficiente [as taxas de juros] faria com que a inflação se tornasse desancorada e entrincheirada, o que exigiria que os juros futuros fossem muito mais altos, causando grandes danos ao crescimento e às pessoas”, disse Georgieva durante coletiva nesta quinta-feira.

Apesar do pedido, ela alerta que muitos aumentos de juros podem levar a uma “recessão prolongada”, mas o risco de fazer muito pouco no momento é maior, disse ela.

A diretora-gerente também criticou medidas para blindar a população dos aumentos de preços de energia às custas do endividamento do Estado, políticas adotadas por Reino Unido e Alemanha. Sem citar os países, Georgieva disse que “controlar os preços por um longo período não é acessível, nem eficaz”.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?