metropoles.com

País registra criação de 260 mil novos postos de trabalho em janeiro

Foi o melhor resultado para o mês em 30 anos. Antes, o recorde para esse mês havia sido registrado em 2010 (181.419 novas vagas)

atualizado

Compartilhar notícia

Felipe Menezes/Metrópoles
Carteira de Trabalho e Previdência Social
1 de 1 Carteira de Trabalho e Previdência Social - Foto: Felipe Menezes/Metrópoles

O país fechou janeiro com saldo positivo de 260.353 novos postos de trabalho com carteira assinada. O resultado líquido de emprego formal em janeiro é o melhor em 30 anos.

Segundo dados divulgados nesta terça-feira (16/3) pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), foram registradas  1.527.083 admissões e 1.266.730 desligamentos.

De acordo com o governo, os números mostram que o país continuou com a recuperação fiscal após o pico de casos de Covid-19 de 2020, que fechou parte das atividades econômicas no país. No primeiro mês do ano, 24 estados registraram resultado positivo e apenas três tiveram saldo negativo. O melhor foi em São Paulo com o registro de  75.203 novos postos de trabalho. Já o pior desempenho foi de Alagoas, que teve fechamento de 198 vagas em janeiro.

O setor de Agropecuária abriu 32.986 vagas em janeiro, enquanto a Construção Civil registrou 43.498 novas vagas. O Comércio gerou apenas  9.848 e o setor de Serviços, 83.686. O salário médio de admissão nos empregos com carteira assinada foi para R$ 1.760,14 em janeiro, no mês anterior o valor era de R$ 1.740,08.

Segundo o secretário especial de Previdência e Trabalho, Bruno Bianco, um dos principais motivos para o bom resultado foi a implementação do Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda (BEm), que oferece medidas trabalhistas para enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente da crise econômica causada pela covid-19. O benefício é pago quando há acordos entre trabalhadores e empregadores nas situações de redução proporcional de jornada de trabalho e de salário e suspensão temporária do contrato.

O indicador foi criado como registro permanente de admissões e dispensa de empregados, sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). É utilizado pelo Programa de Seguro-Desemprego, para conferir os dados referentes aos vínculos trabalhistas, além de outros programas sociais.

 

 

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?