“Onyx está totalmente alinhado às nossas expectativas”, diz Guedes

Lorenzoni assumirá a liderança da pasta do Trabalho e Previdência, recriada pelo presidente Jair Bolsonaro

atualizado 29/07/2021 13:00

Paulo Guedes, ministro da econômia durante lançamento do Programa Gigantes do Asfalto no palácio do PlanaltoIgo Estrela/ Metrópoles

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou, nesta quinta-feira (29/7), que Onyx Lorenzoni está totalmente alinhado às expectativas dele. Lorenzoni assumirá a liderança da pasta do Trabalho e Previdência, recriada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), por meio de medida provisória publicada no Diário Oficial da União (DOU) de quarta-feira (28/7).

O ministério foi fundado em 1930, mas, no atual governo, foi incorporado à pasta federal da Economia. “Onyx está totalmente alinhado às nossas expectativas. Está com conosco desde o começo do governo Bolsonaro”, afirmou Guedes em coletiva nesta manhã.

Lorenzoni atuava no cargo de ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República. Com o novo posto, a vaga foi preenchida por Luiz Eduardo Ramos, que era chefe da Casa Civil. Agora, a cadeira passa a ser ocupada pelo senador Ciro Nogueira, presidente do PP e um dos mais importantes membros do grupo conhecido como Centrão.

O objetivo do mandatário da República, com essa dança das cadeiras, é reforçar sua principal base de apoio no Congresso – em especial no Senado, de onde vem sofrendo forte pressão com o avanço dos trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19.

0

Perdas

Com a recriação da pasta do Trabalho, Guedes perde 10 atribuições e sete órgãos colegiados, incluindo os conselhos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

De acordo com a MP apresentada por Bolsonaro, o Trabalho também terá, em sua composição, o Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador, o Conselho Curador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e o Conselho Nacional de Previdência Complementar.

Apesar disso, Guedes homenageou a chegada de Onyx na liderança do ministério durante discurso na coletiva. “Ministro Onyx vai lançar o programa que essa equipe (Ministério da Economia) elaborou. Quero saudar o nosso novo ministro do Trabalho e Previdência, ministro Onyx Lorenzoni”, destacou.

Últimas notícias