Número de passageiros que voaram pelo país cai 61% em setembro, diz Anac

Mercado doméstico apresentou, no entanto, crescimento no número de passageiros transportados em comparação a agosto

atualizado 22/10/2020 11:15

Avião pousandoMichael Melo/Metrópoles

Pouco mais de 3,05 milhões de passageiros voaram pelo país em setembro deste ano, queda de 61% em comparação com o mesmo mês de 2019, apontam dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Já no acumulado do ano, o transporte aéreo brasileiro acumula retração de 56% no mesmo indicador. A íntegra desses números divulgados pela Anac pode ser visualizada aqui.

Apesar da queda registrada ao se comparar com períodos anteriores à pandemia do novo coronavírus, que impactou fortemente o setor, os números cresceram em relação ao mês passado.

Em agosto deste ano, cerca de 2,2 milhões de pessoas embarcaram em voos domésticos. Ou seja, houve um incremento de 850 mil passageiros (39%) em setembro deste ano, segundo a Anac.

0

Já o transporte de carga no mercado doméstico apresentou queda de 24,3% em setembro deste ano na comparação com o mesmo mês de 2019. O volume de carga transportada no mês foi de 27.324 toneladas.

Mercado internacional

Afetado principalmente pelo fechamento de algumas fronteiras e por causa da pandemia de Covid-19, o mercado internacional apresentou retração de 68% no número de passageiros transportados.

De janeiro a setembro deste ano, foram transportados 5,9 milhões de passageiros no mercado internacional.

Últimas notícias